Município de Arganil associa-se ao movimento “Hora do Planeta” e apaga as luzes

O Município de Arganil associa-se novamente à Hora do Planeta, iniciativa da organização global WWF – World Wildlife Found que anualmente, no último sábado de março, junta milhões de pessoas em todo o mundo para uma ação simbólica de defesa da natureza. Em Portugal, a edição de 2022 é dedicada ao Restauro da Natureza, numa união à campanha do European Policy Office da WWF, “Move-te pela Natureza”.

Com efeito, no dia 26 de março, esta autarquia compromete-se a desligar entre as 20h30 e 21h30, as luzes do edifício dos Paços do Concelho, as luzes da Biblioteca Municipal Miguel Torga (Arganil), as luzes do Centro Atividades Juvenis (CAJ), as luzes da Escola Básica do 1º Ciclo de Arganil, as luzes dos Blocos A e B da Cerâmica Arganilense e as luzes do Edifício da União de Freguesias de Coja e Barril de Alva.

O Município de Arganil convida ainda todos os munícipes, empresas e entidades públicas ou privadas do concelho, a associarem-se também a esta iniciativa e apagarem as luzes, num movimento que terá tanta expressão quanto maior o número de pessoas que aderirem.

Ano após ano, a Hora do Planeta tem vindo a crescer para se tornar num movimento de sustentabilidade global com mais de 3,5 mil milhões de pessoas em 192 países e territórios que, numa demonstração de apoio a esta causa, desligam simbolicamente as suas luzes durante uma hora, a Hora do Planeta.

Em março, a Comissão Europeia vai apresentar uma proposta legislativa sobre restauro da natureza, a ser posteriormente discutida entre os Estados-membros para a sua adoção. Atualmente, cerca de um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção e a saúde dos ecossistemas dos quais dependemos está a deteriorar-se mais rapidamente do que nunca. A Europa não é exceção, com 63% de suas espécies e 81% dos seus habitats protegidos em mau estado de conservação.

Neste momento, já não basta proteger a natureza, é essencial restaurar o que já destruímos. Proteger o que está intacto e recuperar o que está degradado. Contamos consigo na Hora do Planeta, junte-se a este movimento!