Jornadas Europeias Do Património

Município de Arganil associa-se às Jornadas Europeias do Património 2023

“Património Vivo” é o tema das Jornadas Europeias do Património 2023, que este ano celebram as práticas, os lugares e os objetos que hoje fazem parte do nosso património cultural e que têm sido transmitidos de geração em geração, adaptando-se, recriando-se e ajustando-se às comunidades e grupos em mudança, às paisagens e aos lugares.

O Município de Arganil, associa-se naturalmente a estas comemorações, com uma interessante programação. No dia 22 de setembro inaugura nos Núcleos Museológicos de Arqueologia e Etnografia, pelas 10h30, a exposição temporária “Com peso e medida”, uma oportunidade única para ver um dos raros exemplares nacionais de Pesos Manuelinos, o Foral de Arganil, bem como, algumas outras peças etnográficas usadas no passado para pesar, medir e aferir.

Pelas 14h00 do mesmo dia, apresenta na Biblioteca Municipal, o projeto “Memórias Fotográficas de Arganil”, que numa organização partilhada entre o Instituto Universitário de Lisboa e o Arquivo Municipal de Arganil pretende uma reflexão sobre a arquitetura e a história social do concelho de Arganil, através de fotografias do século XX, que evocam as experiências de uso dos equipamentos e espaços de uso coletivo do concelho, valorizando histórias e edifícios pouco renomados, mas com grande valor para a comunidade.

No dia 23 de setembro, a programação fica reservada para a visita temática e gratuita aos Núcleos Museológicos de Etnografia e Arqueologia de Arganil.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia e, assumem-se como o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa, numa oportunidade para celebrar o património e sensibilizar para importância do envolvimento de todos na sua proteção e valorização.