Município cede instalações da antiga escola primária do Piódão à Junta de Freguesia

• A antiga escola primária tem vista privilegiada sobre o casario de xisto do Piódão

• Luís Paulo Costa e José Lopes assinaram contrato de comodato

Foi celebrado no passado dia 11 de março o contrato de comodato que prevê a cedência das instalações da antiga escola primária do Piódão à Junta de Freguesia. Válido por cinco anos e renovável por períodos iguais, o protocolo foi formalizado pelo presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, e pelo presidente da Junta de Freguesia do Piódão, José Lopes, no auditório da Cerâmica Arganilense.

Este espaço multifuncional, com vista privilegiada sobre o casario de xisto daquela Aldeia Histórica, vai estar de portas abertas à comunidade, assumindo o papel de polo de dinamização cultural, artística, recreativa e educativa. Totalmente destruído por um incêndio em 2005, o edifício foi recentemente requalificado pela Junta de Freguesia, tendo beneficiado de um apoio financeiro da Câmara Municipal na ordem dos 79.500 euros, atribuído mediante a celebração de contratos-programa.

“Através de uma profícua parceria com a Junta, fizemos renascer das cinzas um edifício que faz parte da identidade e da paisagem da aldeia”, refere o presidente da Câmara, estando certo da “importância do imóvel enquanto espaço de apoio ao desenvolvimento de atividades de lazer, recreio e cultura”.

Estão previstos para breve novos melhoramentos nas imediações da escola, nomeadamente a pavimentação do acesso às renovadas instalações. A intervenção vai ser concretizada pela Junta de Freguesia e conta com a comparticipação do Município de Arganil, na sequência da celebração de um contrato-programa no valor de 25 mil euros. Neste montante está ainda incluída a pavimentação dos acessos ao Cemitério de Chãs d’Égua e ao Fotopoint do Piódão.