Município de Arganil celebra protocolo para potenciar e preservar céu estrelado das Aldeias do Xisto

Foi sob um cenário a condizer, formado por um céu pejado de estrelas, que o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, assinou o protocolo de cooperação Dark Sky Aldeias do Xisto, em Fajão, na Pampilhosa da Serra, no passado dia 8 de julho.

Através deste protocolo, as entidades envolvidas comprometem-se a estabelecer mecanismos de afirmação do Dark Sky Aldeias do Xisto como Destino Turístico Starlight, a apoiar a sensibilização e formação dos agentes públicos e privados do território e a contribuir quer para a preservação do céu noturno, quer para a melhoria da iluminação pública, tendo em vista o controlo da poluição luminosa.

Os parceiros comprometem-se, ainda, a trabalhar em conjunto para a construção, promoção e comercialização de produtos especializados e integrados que explorem todo o potencial da região, fomentando, por exemplo, a organização de eventos de animação e observação do céu noturno com alcance nacional e internacional.

Para Luís Paulo Costa, trata-se de um projeto que contribui para a valorização e promoção do concelho e da região enquanto destino turístico de excelência. “Estamos a dar mais um bom e diferenciador motivo às pessoas para nos visitarem, para permanecerem no nosso território e explorarem todo o seu potencial”, destaca o presidente da Câmara, sublinhando as características únicas do céu noturno da região Centro.

Além de Arganil, que possui duas Aldeias do Xisto, Benfeita e Vila Cova de Alva, integram este protocolo outros 19 municípios. O projeto Dark Sky Aldeias do Xisto é liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com a Associação Dark Sky® Alqueva, e tem como co-promotor a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC). Completam a rede de parceiros iniciais o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Céu estrelado com certificado internacional
Recorde-se que a Fundação Starlight atribuiu ao Dark Sky Aldeias do Xisto a certificação internacional Destino Turístico Starlight em 2019. A par das excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu, esta certificação atesta, também, o compromisso entre as entidades públicas, privadas e científicas, bem como a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos, amplificada pelo interesse da comunidade residente.