Município de Arganil distingue personalidades no Feriado Municipal

• 2.marito Marques
  • Nuno Espinal

A atribuição de três distinções honoríficas municipais vai constituir um dos momentos altos da sessão comemorativa do Feriado Municipal de Arganil, que se realiza no próximo dia 7 de setembro, e que será presidida pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do território, Carlos Miguel.

Entendendo este dia como um momento de reconhecimento e gratidão para com Arganil e os arganilenses, o Município vai distinguir o presidente do Conselho de Administração da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, com a Medalha do Concelho, em ouro, pelo papel determinante na implementação do projeto Floresta da Serra do Açor.

A condecoração pretende homenagear e reconhecer publicamente o valioso contributo de Pedro Soares dos Santos na reflorestação do território após o devastador incêndio de outubro de 2017, através de um plano de gestão florestal de extraordinária relevância, pioneiro e transformador da paisagem, pensado para um horizonte temporal de 40 anos, que beneficiará as gerações vindouras. O investimento da Jerónimo Martins em Arganil ultrapassa os 5 milhões de euros e é resultado da audácia, da visão de futuro e da forte responsabilidade social de Pedro Soares dos Santos e do grupo empresarial que dirige.

A título póstumo, vai ser distinguido com a Medalha de Altruísmo, em prata dourada, Nuno Espinal, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova de Alva ao longo de quase duas décadas. A autarquia destaca e enaltece o excecional papel e ação desenvolvida na promoção do bem-estar, qualidade de vida e dignidade da população sénior da freguesia, revelando-se um exemplo de dedicação aos outros, a causas sociais e humanitárias. Nuno Espinal faleceu no passado mês de julho, vítima de doença prolongada. A Medalha de Altruísmo será recebida pela sua esposa, Susete Couto Espinal.

Fecha a lista de personalidades agraciadas pelo Município de Arganil Mário Dias Marques, mais conhecido como Marito Marques, nome pelo qual é também artisticamente conhecido. O prestigiado e premiado músico/baterista arganilense vai receber a Medalha de Mérito, grau prata, pela relevância do seu percurso musical, cultural e artístico, nos planos nacional e internacional, levando e elevando o nome de Arganil um pouco por todo o mundo. Destacam-se, ainda, o contributo inestimável prestado à cultura do concelho e a influência que exerce junto dos seus conterrâneos.

A atribuição das medalhas foi aprovada em reunião de Câmara extraordinária, por unanimidade, sob proposta do presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, e do restante executivo camarário.

A sessão solene comemorativa do Feriado Municipal de Arganil tem início às 10h30 do dia 7 de setembro e terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.