Exposição Setembro 2022 Web Final

Exposição de Escultura “Estruturas Leves”

O Átrio de exposições Guilherme Filipe acolhe entre 9 de setembro e 15 de outubro, a exposição de Alda Reis, intitulada, “Estruturas Leves”.

Esta exposição insere-se na perspectiva da Bauhaus, movimento artístico vanguardista do século XX que teve grande relevo nas décadas de vinte e trinta. Esta escola, este movimento, criados por Walter Gropius em 1919 na Alemanha, queria integrar todos os ramos das artes e ofícios manuais, tendo como objectivos ligar a arte ao quotidiano e à sua eventual produção em série (ex: design industrial, mobiliário, tapeçaria, entre outros).

Mas enquadra-se sobretudo numa perspectiva ecológica, que lembra a Arte Povera da década de sessenta, dedicada às temáticas da natureza e do consumo. Neste caso, ao uso de desperdícios como metáfora para o nosso viver, com criatividade e sustentabilidade.

A fragilidade das esculturas é assumida como consciência estética, uma forma da matéria revelar a sua força intrínseca, que é um dos pressupostos da Arte Povera.

Alda Reis nasceu em Lisboa em 1953. Cresceu em Luanda, onde viveu até 1975. Vive em Coimbra.

Engenheira Civil de Planeamento Territorial pela Universidade do Porto (1976), é Doutorada em Métodos Científicos de Gestão pela Universidade de Paris-IX Dauphine (1992) e Mestre em Gestão e Políticas Públicas pelo ISCSP (2012). Trabalhou na CCDRC desde 1978 na área do Planeamento Regional.

Completou o 2º ano de Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto (1978). Conta já com inúmeras exposições individuais e coletivas – Coletivo P5.

A exposição pode ser visitada de 2 ª a 6ª feira, com entrada livre, das 9h00 às 17h30, no Átrio de exposições Guilherme Filipe, no edifício da Câmara Municipal.

A inauguração da exposição realiza-se a 9 de setembro pelas 17h30.