Município de Arganil e CLDS organizam 1.º Encontro de Agremiações Regionalistas

• Município de Arganil e CLDS organizam 1.º Encontro de Agremiações Regionalistas

O 1º Encontro de Agremiações Regionalistas, organizado pelo CLDS 3G Arganil + Inclusiva em parceria com a Câmara Municipal de Arganil, decorreu no dia 3 de março, na Casa da Comarca de Arganil, em Lisboa, com uma forte e expressiva representação das Comissões de Melhoramentos do nosso concelho.

O debate sobre o papel das agremiações regionalista no desenvolvimento do concelho foi moderado pelo Dr. Horácio Afonso, sendo que a sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara de Arganil, Luís Paulo Costa, do Presidente da Casa da Comarca de Arganil, Carlos Manuel Almeida Luís, e da coordenadora do CLDS 3G Arganil + Inclusiva, Elisabete Oliveira.

Debateu-se o papel assumido atualmente pelas Agremiações e os objetivos que se colocam no futuro próximo, atendendo, nomeadamente, aos impactos dos incêndios de Outubro. Em cima da mesa esteve, ainda, a compatibilização dos interesses e necessidades da população residente, e as principais preocupações da progressiva desertificação do nosso território, bem como a importância de desenvolver uma estratégia conjunta que proteja as nossas florestas e a nossa população. Na despedida, ficou patente a vontade geral de se promover anualmente um Encontro das Agremiações Regionalistas que permita partilhar ideias e boas práticas e aproxime as pessoas das diferentes aldeias.