Serei O Que Me Deres Final Regional

Município de Arganil e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arganil assinalam mês da prevenção dos maus-tratos na infância

No mês que assinala a Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Arganil encontra-se a desenvolver várias iniciativas com o objetivo de sensibilizar e alertar a comunidade para a prevenção dos maus-tratos infantis.

Neste âmbito, convidou todos os comerciantes do concelho a exibir o laço azul, símbolo da campanha, nas suas montras e, desafiou igualmente as coletividades e associações juvenis a assinalar com o respetivo laço azul, as suas atividades do mês de abril, mostrando assim o seu apoio a esta causa.

Enquanto parceiro, o Município de Arganil associa-se a este movimento com o compromisso de iluminar de azul, durante o mês de abril, a Escola Básica do 1º Ciclo de Arganil, como sinal de alerta para a temática, mas também, como forma de homenagem a todas as vítimas. Às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, a CPCJ de Arganil lançou igualmente o repto de se juntarem, através da iluminação de um espaço público a luz azul.

Também a Assembleia Municipal, em sessão ordinária, abordará o tema junto de todos os seus membros.

Relembra-se que a Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou em 1989 nos Estados Unidos, quando Bonnie W. Finney amarrou uma fita azul à antena do seu carro, como forma de homenagem aos seus dois netos, ambos vítimas de maus-tratos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças da violência e negligência.