Argusrecycling + Ppruva Abril 2023 3

181 toneladas de resíduos valorizáveis recolhidos porta-a-porta em 2022

O Sistema de Recolha Seletiva Porta-a-Porta de Resíduos Urbanos Valorizáveis em Arganil (PPRUVA) que, desde 2020, vem incentivando a população a reciclar de forma simples e facilitada, através de uma recolha otimizada e recorrendo a veículos elétricos, terminou o ano de 2022 com excelentes números.

Do universo de 750 aderentes, número que inclui tanto os alojamentos como o comércio local, foram recolhidos e enviados para reciclagem, um total de 181 toneladas de resíduos, divididas em 54 toneladas de plástico, metal e embalagens e 127 toneladas de papel e cartão. A quantidade de resíduos valorizáveis enviados para reciclagem permitiram angariar, no ano de 2022, um total de 22 007,00€ para a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) – unidade funcional de Arganil. Inclui-se neste valor angariado, também o correspondente ao recolhido no âmbito do projeto Argus Recycling.

Desde o início deste projeto, o Município de Arganil conta como parceiros com a ERSUC e a APPACDM – unidade funcional de Arganil, com quem já contava desde 2017 no âmbito do projeto Argus Recycling. Em ambos os projetos, os utentes da APPACDM colaboram na recolha dos resíduos e no seu encaminhamento para a valorização, numa promoção não só da inclusão social destes cidadãos como da necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar. Como contrapartida a ERSUC compensa monetariamente a APPACDM e os seus utentes pelos materiais recicláveis recolhidos. Desde 2020, ano no qual iniciou este projeto, até ao final do ano de 2022, foram recolhidos e enviados para reciclagem um total de 529 toneladas de resíduos valorizáveis.