Município de Arganil elabora estratégia de valorização de biorresíduos

Foi aprovada pelo Fundo Ambiental a candidatura instruída por esta autarquia ao Programa de apoio à elaboração de Estudos Municipais para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos. A elaboração deste estudo tem como objetivo efetuar um diagnóstico e estabelecer uma estratégia com vista à implementação de melhores soluções e mais eficientes para a valorização dos biorresíduos, onde se incluem os resíduos alimentares e os resíduos biodegradáveis de jardins. O “Estudo para o Desenvolvimento de Sistemas de recolha de Biorresíduos no município de Arganil”, desenvolvido pelo Instituto de Investigação Aplicada (i2a) do Instituto Politécnico de Coimbra, arrancou no passado mês de janeiro e encontra-se nesta fase elaborado o diagnóstico da situação relativa à gestão de biorresíduos no nosso concelho. Prevê-se para o mês de maio a apresentação e consulta pública da versão preliminar do referido estudo e a apresentação da versão final em julho de 2021.

A estratégia a prosseguir posteriormente ao estudo poderá passar pela separação e reciclagem na origem deste tipo de resíduos urbanos, através da designada compostagem doméstica e/ou comunitária, sendo que, independentemente das soluções a adotar, o objetivo é reduzir a produção de resíduos indiferenciados e diminuir a quantidade de biorresíduos depositados em aterro. De salientar que os biorresíduos representam uma grande quantidade de recursos com potencial para serem utilizados em novas aplicações, pelo que a sua valorização é crucial, através, por exemplo, dos processos eficientes de compostagem que produzem o composto que enriquece os solos com nutrientes e atua como um repositório de carbono.

Esta estratégia em desenvolvimento vem consolidar, complementar e dar continuidade, à implementação dos vários projetos de incentivo à reciclagem e redução de resíduos em aterro, que têm vindo a ser concretizados por este Município.

No âmbito do estudo para o desenvolvimento de um sistema de recolha de biorresíduos no município de Arganil, o Instituto Politécnico de Coimbra vai realizar um pequeno inquérito por telefone ou correio eletrónico aos estabelecimentos comerciais e industriais do concelho, pelo que, contamos com a participação de todos no contributo para o sucesso do estudo.