Arganil promove ações sustentáveis por um rally amigo do ambiente

Por um rally mais amigo do ambiente e sustentável, o Município de Arganil vai promover um conjunto de ações destinadas a minimizar os impactos da dupla passagem do Rally de Portugal pelo concelho, na próxima sexta-feira, 12 de maio.

As boas práticas ambientais implementadas fazem da Classificativa de Arganil um EcoEvento; selo atribuído pela ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro.

No dia seguinte ao evento, sábado, vai ser levada a cabo uma campanha de limpeza na principal Zona de Espetáculo da Classificativa de Arganil, localizada em Pai das Donas, na freguesia da Benfeita. Os voluntários sobem à serra para apagar o rasto deixado pelos milhares de pessoas que são esperadas na Serra do Açor para assistir a uma das etapas com mais emblemáticas do Campeonato de Rallis.

As inscrições para integrar a ação «Vamos Limpar a Serra», levada a cabo na Serra do Açor, encontram-se abertas e podem ser efetuadas no site do Município de Arganil.

Mas o trabalho para reduzir a quantidade de resíduos deixados no chão começa no dia da prova. A autarquia instalou, em colaboração com a ERSUC, ecopontos para a separação de plástico, metal e papel e cartão, nas zonas destinadas ao público e ao longo das vias de acesso ao troço. Em simultâneo, os voluntários presentes nas Zonas de Espetáculo vão distribuir sacos para a recolha seletiva dos resíduos, ficando, ainda, responsáveis por os substituir sempre que necessário.

Os resíduos recolhidos no dia do rally e durante a campanha de limpeza serão pesados e convertidos num valor monetário, que vai reverter para a APPACDM – Unidade Funcional de Arganil. Por cada tonelada de papel e cartão recolhida, a instituição recebe 80€ e por cada tonelada de plástico/metal serão atribuídos 220€.

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, enaltece esta iniciativa de educação e sensibilização ambiental que está ser “muito bem acolhida pela comunidade” e que tem como parceiros o Automóvel Clube de Portugal, Associação Juvenil CUME, Junta de Freguesia de Benfeita, Compartes dos Baldios de Pai das Donas e APPACDM de Arganil.

“Temos consciência de que é impossível uma prova desta dimensão não ter consequência a nível ambiental, mas estamos fortemente empenhados em reduzir ao máximo os efeitos negativos que poderá ter na floresta, implementando medidas sustentáveis antes, durante e depois da classificativa”, frisa Luís Paulo Costa, manifestando-se otimista quanto à conduta do público. “Nas edições passadas, os adeptos mostraram-nos que são respeitadores, quer em termos de política ambiental, quer em questões de segurança, e é com isso que contamos nesta edição do Rally de Portugal em Arganil”.

À boleia da proatividade e da forte consciencialização ambiental, o Município de Arganil e o ACP – Automóvel Clube de Arganil, organizador da prova, estão empenhados em replicar o modelo de sustentabilidade ambiental que valeu ao WRC Vodafone Rally de Portugal a certificação ambiental máxima por parte da FIA, sendo considerado exemplo a seguir por outros eventos e atividades desportivas nacionais e internacionais.

Ação Limpeza Serra Do Açor Rally 2023 Final