Município de Arganil garante transportes gratuitos para estudantes do concelho

No arranque do novo ano letivo, a Câmara Municipal de Arganil coloca-se uma vez mais ao lado dos alunos e das famílias do concelho, garantindo transportes escolares gratuitos para todos os estudantes, desde o pré-escolar até ao ensino secundário. A medida representa um investimento camarário de 650 mil euros e beneficia, em termos globais, cerca de 1230 alunos.

A gratuitidade do transporte tem vindo a ser implementada de forma interrupta pela autarquia desde 2006, beneficiando as famílias do concelho e proporcionando aos jovens, desde o início do seu percurso escolar até à fase pré-universitária, condições favoráveis para que possam usufruir de uma educação e de um ensino de qualidade.

Para Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, “trata-se de priorizar os interesses dos alunos, proporcionando-lhes condições de formação e qualificação de excelência”, tendo sempre presente “que são eles o futuro do território e que é responsabilidade da autarquia olhar pelo seu presente”.

A atual rede de transportes escolares compreende 12 circuitos públicos e 9 circuitos em regime de aluguer, integrados no Plano de Mobilidade de Concelho de Arganil. Está igualmente previsto neste programa o transporte de crianças e alunos para o Polo do Conservatório de Música, a funcionar na EB 2/3 de Arganil. Ainda que estejam dependentes da evolução da situação pandémica, as atividades culturais e lúdicas, visitas pedagógicas às Bibliotecas Municipais e Escolares, visitas de estudo e deslocações para a Piscina Municipal são também asseguradas pelo Município de Arganil.

A este serviço de transporte gratuito associa-se um conjunto de medidas que integra a política educativa seguida pelo autarquia, assente na construção de uma escola inclusiva e capaz de promover o acesso à educação de todas as crianças e jovens do concelho. Estas medidas passam pelo fornecimento de refeições, lanches e fruta; atribuição gratuita de livros de fichas escolares aos alunos abrangidos por Escalão (no caso do Escalão 2, a autarquia suporta 50% dos custos); promoção de atividades de apoio à família; concessão de apoios pontuais ao Agrupamento de Escolas de Arganil para desenvolvimento de atividades durante o ano letivo.