Município de Arganil inaugura Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes – CLAIM

• CLAIM

Arganil é um das mais recentes localidades a acolher nos seus serviços um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes – CLAIM. Inaugurado no passado dia 5 de julho, é o 3º do distrito de Coimbra e o 94º do país, fruto da parceria entre este Município e o Alto Comissariado para as Migrações, I.P.

Numa cerimónia que preludiou com a atuação ao piano do artista holandês Paul Van Hasselt, radicado no concelho desde 2012, esta parceria foi oficialmente formalizada através da assinatura do Protocolo de Cooperação pelos representantes de cada uma das entidades, Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa e Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado.

O CLAIM de Arganil que agora se encontra em funcionamento, tem por objetivo para além da prestação de informações em áreas como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação ou outras questões do quotidiano, apoiar em todo o processo do acolhimento e integração, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo localmente a interculturalidade.

É pois um serviço de atendimento que se materializa numa resposta adequada em benefício desta população, que em número muito significativo continua a crescer ano após ano e que surge do compromisso assumido por esta autarquia, aquando da apresentação do Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Arganil, em Fevereiro.

O CLAIM de Arganil encontra-se em funcionamento deste o dia 5 de julho, às 2ª Feira e 5ª Feiras entre as 9h00 e as 12h30 nas instalações do Balcão Único da Câmara Municipal de Arganil.