Município de Arganil planta “Oliveira SNS” em comemoração do 40.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde

Integrada nas comemorações do 40.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde, celebrado a 15 de setembro, o Parque Verde Urbano do Sub-Paço, em Arganil, acolheu, no passado domingo, a ação simbólica de plantação da “Oliveira SNS”.

A iniciativa, que pretende também perpetuar a memória de António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde, resultou da resposta afirmativa da Câmara Municipal de Arganil ao desafio lançado pela Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) aos municípios portugueses e simboliza a “paz, resistência, resiliência e esperança” que se pretende para o SNS.

A cerimónia participada por algumas figuras da área da saúde local contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, da presidente da LAHUC, Isabel de Carvalho Garcia, e ainda do diretor executivo do ACES PIN, Avelino Pedroso, cujos testemunhos foram ao encontro da importância ímpar do SNS em Portugal.

Em territórios como Arganil, “relativamente dispersos e com uma população consideravelmente idosa, a saúde assume uma preocupação crítica”, afirmou Luís Paulo Costa. Ao presidente do Município, associaram-se nas celebrações dos 40 anos do SNS a vice-presidente da autarquia, Paula Dinis, o vereador Luís Almeida e o presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Pereira Alves.

Numa manhã inteiramente dedicada à saúde, decorreu ainda o Passeio da Memória, onde os participantes percorreram cerca de seis quilómetros pela consciencialização da importância do diagnóstico atempado, redução do risco e sinais de alerta da Doença de Alzheimer, assinalando assim o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, cuja data de celebração foi o passado dia 21 de setembro.