Município de Arganil promove envelhecimento ativo com passeio «Seniores em Movimento»

Cumpriu-se no passado domingo, dia 29 de setembro, a 12ª edição do programa “Seniores em Movimento”, este ano integrado no “Mês Sénior – Arganil 2019”, que desde 2007 tem percorrido locais turísticos do país, num dia dedicado ao convívio e animação, celebrando sobretudo o envelhecimento ativo.

O itinerário deste ano levou perto de 350 pessoas até Mafra. Entre utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Misericórdias concelhias, técnicos auxiliares, representantes das instituições envolvidas, presidentes de juntas e uniões de freguesias e, numa novidade desta edição, muitas pessoas da comunidade que não quiseram ficar de fora. A acompanhá-los estiveram também o Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa; Vice-Presidente, Paula Dinis; Vereador da Acção Social, Luís Almeida e o Presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Pereira Alves.

O programa previa a visita ao Palácio Nacional de Mafra, importante Monumento Nacional desde 1910 e recentemente classificado como Património Mundial da UNESCO, no qual foi possível visitar a Basílica, obra de maior referência do reinado de D. João V, bem como, visitar o Núcleo Conventual de Arte Sacra, onde se encontram reunidas peças de ourivesaria, pintura, escultura e paramentaria, a Biblioteca, os Torreões Norte e Sul, as Salas de Diana, da Bênção, da Caça, do Trono e da Música, Salão dos Frades, Enfermaria, e Cozinha.

Logo após esta enriquecedora visita, foi tempo de rumar à Quinta da Luz em Lourinhã para o almoço e consequente confraternização que se anunciava de arromba. Depois de um almoço composto foi tempo de dar alguns passos de dança e fazer a festa ao som do grupo de baile que ali atuou.

Como vem sendo hábito o dia primou pela boa disposição e pelos momentos de intensa partilha e convivência entre os participantes, que se deixaram contagiar pelo ambiente.

• Seniores em Movimento