Município de Arganil revalida o título de Município Sustentável

O Município de Arganil revalidou pelo terceiro ano consecutivo o galardão “Município ECOXXI”, numa cerimónia que teve lugar no dia 25 de outubro na Lousã, no Palácio da Lousã Boutique Hotel.

A Bandeira Verde ECOXXI, recebida pela Vereadora do Ambiente e da Floresta, Érica Castanheira, vem reconhecer o trabalho desenvolvido pela autarquia em prol da sustentabilidade ambiental.

A avaliação, que para efeitos de galardão deverá ser igual ou superior a 50%, resulta de um conjunto alargado de indicadores, que passam pela promoção do desenvolvimento sustentável, cidadania, qualidade da água, ordenamento do território e ambiente urbano, transparência, gestão de resíduos, participação pública, emprego e informação ao munícipe. O Município de Arganil cuja participação tem sido em crescendo nos resultados alcançados, supera os valores do ano passado com uma avaliação de 63,1%, mantendo-se entre os municípios mais sustentáveis do país.

O programa de educação para a sustentabilidade foi implementado em Portugal pela ABAE em 2005 e dirige-se principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local. O Município de Arganil participou pela 1ª vez nesta iniciativa em 2017, tendo sido desde logo reconhecido com esta distinção.