Projeto ClimAgir no seu 2.º ano de volta às Escolas do Concelho de Arganil

• Climagir

Durante a semana de 5 a 8 de novembro, o projeto “ClimAgir”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), visitou as Escolas Básicas do 1.º Ciclo e do 2º e 3º Ciclos do Agrupamento de Escolas de Arganil, em viatura 100% elétrica, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a temática das alterações climáticas e suas consequências no nosso território.

As ações de sensibilização “Escolas” realizaram-se nas Escolas Básicas do 1.º Ciclo de Arganil, Coja, Pombeiro da Beira, Pomares, Sarzedo e S. Martinho da Cortiça, para os alunos do 3.º ano e nas Escolas do 2º e 3º Ciclos de Arganil e EB2,3 Professor Mendes Ferrão – Coja e abrangem os alunos dos 5.ºe 6.º anos de escolaridade.

O “Bolotas” acompanhou a ação e explicou a alunos e professores a importância das alterações climáticas e alertou para a necessidade de adotarmos comportamentos que minimizem os impactos no nosso território.

Para além da sensibilização para a temática das alterações climáticas os alunos participaram ainda em diversos trabalhos incluídos no projeto, como o processo de germinação de sementes autóctones e a construção de armadilhas para a vespa asiática. Esta atividade envolveu ainda a dinamização de jogos didáticos e pedagógicos, jogos Quizz de educação ambiental e visualização de vídeos.

A ação do dia 6 de novembro, que decorreu na Escola Básica de Coja, contou com a presença do Sr. Vereador da Educação, Luís Almeida e da Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Anabela Soares.

Tendo como lema “Divulgar, Atuar, Adaptar”, o Climagir pretende sensibilizar o público em geral para as consequências das alterações climáticas na Região de Coimbra e, ao mesmo tempo promover a floresta autóctone.

O projeto ClimAgir, financiado pelo POSEUR, Portugal 2020 e Fundo de Coesão no âmbito da candidatura “Reforço das Capacidades de Adaptação às Alterações Climáticas – Ações de Comunicação e Sensibilização na CIM-RC”, encontra-se no 2.º ano de dinamização de atividades.