Município de Arganil vê reconhecidas pela primeira vez três praias com “Qualidade de Ouro”

As praias fluviais de Piódão, Secarias (Cascalheira) e Côja acabam de ser distinguidas pela QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, pela qualidade de excelência das suas águas, que lhe atribui assim para a próxima época balnear, a classificação “Praia com Qualidade de Ouro 2022”.

A atribuição desta classificação obedece a um conjunto de critérios de avaliação da água balnear, nomeadamente: classificação “Excelente” nas últimas cinco épocas balneares e não registo de qualquer tipo de episódio de desaconselhamento, proibição da prática balnear ou interdição no último ano. Os dados utilizados na avaliação tiveram por base a informação pública oficial e em consideração, as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Este é a sétima vez que a água da praia da Cascalheira de Secarias recebe esta distinção, a quarta vez que a praia do Piódão é distinguida e a primeira vez que Côja arrecada esta classificação, num total de 440 zonas balneares em 118 municípios, entre território continental e insular.

O reconhecimento da qualidade dos recursos naturais do concelho de Arganil e a excelência das suas águas, apenas reforçam aquilo que pode confirmar com a sua visita: lugares de águas retemperantes e cristalinas numa pura comunhão com a natureza.