XV FEIRA DAS FREGUESIAS – Mostra Gastronómica do Concelho de Arganil está de regresso

Arganil vai estar em festa nos próximos dias 10, 11 e 12 de junho, com o regresso da tão aguardada Feira das Freguesias – Mostra Gastronómica, que junta o melhor da gastronomia típica de cada uma das freguesias do concelho, à música, à tradição e ao convívio.

Este ano, em função da intervenção de recuperação estrutural da galeria hidráulica da Ribeira de Amandos, que acompanha a avenida principal da vila e que vai ter início em breve, o recinto da Feira das Freguesias vai situar-se no Paço Grande, no mesmo local onde habitualmente decorre a Feira Semanal.

O certame conta naturalmente com participação de todas as Juntas e Uniões de Freguesias, às quais, através das suas associações e coletividades, cabe a responsabilidade de dar a conhecer os sabores do património gastronómico local. Esta edição conta ainda com um espaço no Mercado Municipal dinamizado pelo projeto CLDS 4G que, para além da participação do Clube de Produtores do Concelho de Arganil na promoção dos sabores autênticos e endógenos, conta ainda com um cartaz de animação próprio. Destaca-se ainda no programa geral o showcooking a levar a efeito no primeiro dia, por um dos mais conceituados Chefs nacionais, Luis Lavrador.

À distinta gastronomia junta-se a música tradicional e a riqueza etnográfica, através da atuação dos vários grupos concelhios, num espaço pleno de convívio que é também, simultaneamente, fator de desenvolvimento do potencial económico da região.

Como exige a tradição, o certame conta com a realização do Concurso Gastronómico, um reforço para a divulgação do património gastronómico e preservação de iguarias seculares do receituário concelhio, que premeia não só o melhor prato principal e melhor sobremesa servida, como também a tasquinha com a melhor apresentação geral no que respeita à decoração. Promovido pela Câmara Municipal este concurso a realizar no dia 11 de Junho, destina-se a todas as freguesias participantes e vai ter como júri um representante da Confraria Gastronómica do Bucho de Arganil; um representante do Turismo do Centro; um representante do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Arganil e um representante da AHRESP.

A Câmara Municipal de Arganil convida-o assim a visitar Feira das Freguesias e provar o melhor que o concelho tem para oferecer, nesta que é já uma conceituada Feira dos sabores tradicionais da Beira Serra, da música tradicional e folclórica, dos aromas que a Serra emana e do convívio e fraternidade únicos, que só o interior sabe proporcionar.