Novo subsistema de saneamento de Casal de S. José em curso

• DJI_0840-scaled

O Município de Arganil fez avançar a intervenção que vai dotar a população de Casal de São José, na freguesia de Arganil, de uma nova solução para o saneamento. Os trabalhos arrancaram na semana passada e incluem-se numa empreitada de 425 mil euros, cujo prazo de execução é de seis meses.

A localidade de Casal de São José encontra-se infraestruturada com uma rede de drenagem que encaminha todas as águas residuais até duas fossas séticas. A solução em curso visa a otimização e uma gestão mais eficiente da capacidade instalada, através da interligação do saneamento daquela localidade à ETAR da Alagoa, sendo suprimidas as duas fossas séticas aí existentes. Será servida por este novo sistema de saneamento uma população de 150 habitantes no horizonte do projeto (30 anos).

“É com grande satisfação que avançamos com uma obra tão necessária e que podemos dar aos habitantes de Casal São José a garantia de que os problemas de saneamento com que se têm deparado ao longo de tantos anos vão estar resolvidos antes do verão”, refere o presidente da Câmara, Luís Paulo Costa.

A instalação da rede de saneamento em Casal de S. José e a respetiva ligação à ETAR da Alagoa resultam em significativas vantagens para o território, tanto para a qualidade dos serviços de saneamento prestado à população, como para a melhoraria do efluente libertado para o meio hídrico, contribuindo para a preservação do ambiente.

Faz também parte desta empreitada de 425 mil euros a construção da ETAR na Sanguinheda, na freguesia de São Martinho da Cortiça, com início previsto para breve. As duas intervenções fazem parte de um transformador e inigualável conjunto de investimentos concretizado pelo Município de Arganil e pelo sistema multimunicipal da Águas do Centro Litoral, nas áreas do saneamento, abastecimento de água e gestão de resíduos sólidos. No total, entre 2017 e 2021, serão concretizados mais de 12 milhões de euros, que colocam Arganil na linha da frente da inovação e qualidade do serviço prestado à população de todo o concelho.