O concelho de Arganil esteve representado na Bolsa de Turismo de Lisboa

• O concelho de Arganil esteve representado na Bolsa de Turismo de Lisboa (5)

• O concelho de Arganil esteve representado na Bolsa de Turismo de Lisboa (6)

• O concelho de Arganil esteve representado na Bolsa de Turismo de Lisboa (8)

• O concelho de Arganil esteve representado na Bolsa de Turismo de Lisboa (3)

• O concelho de Arganil esteve representado na Bolsa de Turismo de Lisboa (2)

• O concelho de Arganil esteve representado na Bolsa de Turismo de Lisboa (1)

• O concelho de Arganil esteve representado na Bolsa de Turismo de Lisboa (4)

• O concelho de Arganil esteve representado na Bolsa de Turismo de Lisboa (7)

O Concelho de Arganil esteve representado na Bolsa de Turismo de Lisboa, que todos os anos se realiza na Feira Internacional de Lisboa e que este ano teve lugar entre os dias 13 e 17 de março.

Esta representação materializou-se no stand das Aldeias do Xisto, rede que integra as aldeias de Benfeita e Vila Cova de Alva; no stand das Aldeias Históricas de Portugal, rede da qual faz parte a aldeia remota de Piódão, no stand da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), que este ano, pela primeira vez, esteve presente na BTL com stand próprio e ainda, no stand do Turismo do Centro de Portugal, numa participação conjunta com os restantes 18 municípios que integram a CIM-RC.

O primeiro dia desta iniciativa foi marcado pela apresentação, no stand do Turismo do Centro de Portugal e no seguimento do título recentemente atribuído à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que será em 2021 a Região Europeia da Gastronomia, de cada uma das iguarias que definem e identificam cada um dos diferentes concelhos, sob o mote: “A Million Food Stories” e através da apresentação do Chef Luis Lavrador e Dora Caetano. Do conjunto de iguarias destacam-se os enchidos e o típico Bucho recheado de Arganil.

Posteriormente, recebeu o stand de Turismo do Centro de Portugal, a apresentação do Vodafone Rally de Portugal, que este ano regressa ao Centro de Portugal após uma ausência de 18 anos. Esta apresentação reuniu em palco Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal, Pedro Machado, do Turismo do Centro, e Luís Pedro Martins, do Porto e Norte e os autarcas dos territórios onde o rally passará, nomeadamente Luís Paulo Costa, Presidente da Câmara Municipal de Arganil, que mostrando a sua satisfação no regresso do rally ao concelho de Arganil, aguçou a adrenalina através de um vídeo promocional que evocou o ambiente que sempre se viveu na Capital do Rally – Arganil.

No terceiro dia de realização e através do stand da CIM-RC, Arganil esteve em destaque através do novo produto turístico que esta entidade apresentou também na BTL denominado “Mulheres e os Lugares”. Esta oferta, transversal ao território da CIMRC visa criar experiências intimistas no que toca às relações do turista com o território, com a natureza, com a população e com as marcas de autenticidade de cada lugar. Este novo roteiro turístico é centrado nas personagens femininas e nos seus legados históricos ou lendários nos municípios que compõem a rede. Leonor Teles foi a personagem feminina da história que Arganil apresentou, que foi rainha consorte de Portugal depois do matrimónio com o rei D. Fernando e ligada a Arganil por ter casado em primeiras núpcias com João Lourenço da Cunha, filho do Morgado de Pombeiro da Beira.