“Observar para Ganhar – O scouting como ferramenta do treinador”

No próximo dia 10 de Junho, pelas 15h horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Arganil, terá lugar o lançamento do livro de Nuno Ventura, “Observar para Ganhar – O scouting como ferramenta do treinador” – Prime Books. O livro apresenta-se como um importante contributo para a preparação, ação e análise de jogos de futebol e descreve o scouting, técnica de obervação em futebol, como ferramenta indispensável do caminho para o sucesso de um treinador e de uma equipa. Inclui prefácio de Fernando Santos, um dos mais respeitados treinadores portugueses da atualidade, e testemunhos dos treinadores José Peseiro, Paulo Bento e Sérgio Conceição; do gestor da academia do Sporting C.P., Aurélio Pereira e do responsável de scouting do Manchester City, Pedro Marques. Esta é a primeira obra editada em Portugal sobre scouting, matéria esta que mais desenvolvimento tem tido na área do futebol.

O autor, Nuno Ventura é natural de Arganil e um estudioso dos assuntos do futebol. Jogador de futebol durante 17 anos, licenciou-seem Educação Física, pela Escola Superior de Educação de Coimbra e conclui o mestrado em Treino de Alto Rendimento pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, do qual a tese deu origem a este livro. Possui ainda o Curso de Treinador de Futebol nível II da UEFA e participou em diversas formações no âmbito da observação e análise de jogo. Desde Setembro de 2011, desempenha funções de observador do Departamento de Prospeção do S.L. Benfica.

A apresentação do livro contará ainda com a presença de Fernando Santos, atual selecionador da Grécia.