Orquestra “SOMOS 14” em grande concerto na Praça Simões Dias

• SOMOS 14

No passado dia 29 de junho, na Praça Simões Dias, “viajou-se até à alma”, segundo o maestro Kin Thiessen, da Orquestra “SOMOS 14”, sentimento corroborado pela Srª Vice-presidente, Paula Dinis, que acolheu desde a primeira hora esta realização.

A Orquestra “SOMOS 14”, em tudo desenhado partindo dos mesmos moldes da Orquestra “NÓS 19”, promovida pelo Projeto Coimbra Região de Cultura, trouxe a público um espetáculo multi – performativo, resultante de um cruzamento de várias linguagens artísticas, juntando pessoas de várias idades, com diferentes experiências musicais, das 14 freguesias do concelho de Arganil.

Improvisação, experimentação e criatividade, foram ferramentas usadas, na criação da música e dança originais, ao longo de alguns meses de ensaio.

As composições originais de Kin Thiessen e Peter Schon, revelaram talento dos músicos presentes e tiveram como um dos pontos altos a homenagem ao poeta Simões Dias, natural da freguesia de Benfeita, exaltado na leitura do seu poema “Noites de Luar”.

As letras das canções contaram com a colaboração de Sara Marques, Sandra Santos e Rosalinde Schon.

A coreografia coube a Tamzin Hurley.

A APPACDM de Arganil foi convidada para integrar o espetáculo, dando a conhecer os talentos algumas vezes escondidos dos seus utentes, no que à música diz respeito.

Este espetáculo fez-nos viajar, ainda que sem sair do lugar, através de 10 peças com os títulos: Feliz; Tristeza; Esperança; Improvisação; Desconhecido; Desafio; Cura; Juntos Somos Mais; Vitória e Celebração.

Na ocasião, a Vice-presidente da Câmara Municipal de Arganil, Paula Dinis agradeceu publicamente a presença e o empenho de todas as pessoas que estiveram, direta e indiretamente, envolvidas na organização do evento, tratando-se de um privilégio as revelações e potencialidades artísticas ali reveladas.