Os 20 anos da Biblioteca Municipal de Arganil

 

Faz 20 anos no próximo dia 4 de dezembro que a Biblioteca Municipal de Arganil foi inaugurada. Fruto de um protocolo assinado em 1988 entre a Câmara Municipal de Arganil e o então Instituto Português do Livro para a construção de um edifício onde instalar a nova Biblioteca, só em 1996 este novo equipamento é disponibilizado ao público, integrando a Rede Nacional de Leitura Pública.

Nasce então uma nova Biblioteca que disponibiliza novos serviços à população numa linha de modernidade, tendo como objectivo primordial o aumento do nível de literacia dos Munícipes do Concelho de Arganil. Para tal vários programas de promoção da leitura, a par de muitas iniciativas culturais, têm sido desenvolvidos ao longo destes 20 anos.

As comemorações que se vão realizar de 4 a 7 de Dezembro de 2016 pretendem evocar o caminho percorrido, com a preocupação de tocar várias áreas que ao longo dos anos têm sido preocupação constante nos programas de dinamização da Biblioteca. Ao longo dos 4 dias de comemorações vão acontecer encontro com escritores, palestras, exposições, apresentação de novos livros e do novo roteiro de arte do concelho, música. Contamos com a presença das crianças, das famílias, dos mais novos e dos mais velhos. Contamos com a participação das Instituições que ao longo dos anos têm colaborado com a Biblioteca Municipal, partilhando o enriquecimento que as iniciativas comuns têm produzido para todas as partes.

Programa:

Dia 5

– 11h00 / 17h00

ENCONTRO Dos alunos das EB1 COM OS ESCRITORES

 António Vilhena e José António Franco

– 17h30

Ler no Digital – DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO

Comunicação do Prof. Carlos Pinheiro

– 21h00

Abertura da Exposição

“OS 20 ANOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL”

– 21h30

IMAGENS DE LEITURA ATRAVÉS DOS SEUS CRIADORES

Com os escritores José António Franco e António Vilhena. Modera a Mesa o Prof. Nuno Teixeira

Dia 6

11h00 / 14h00

ENCONTRO de alunos das EB1 COM O ESCRITOR / ILUSTRADOR  PEDRO LEITÃO

– 21h00

APRESENTAÇÃO DO “ROTEIRO ARQUITECTÓNICO E ARTÍSTICO DO CONCELHO DE ARGANIL” pela Coordenadora da Biblioteca Municipal, Margarida Fróis e pela Coordenadora dos Serviços de Turismo, Raquel Tavares

 Dia 7

– 10h00 / 12h00

VISITA DAS CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR À BIBLIOTECA MUNICIPAL

– 14h30 / 15h30

ENCONTRO CULTURAL INTERGERACIONAL – COM A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ARGANIL – Projecto Ler + Jovem

– 21h00

FALANDO DE REDES

Com o Director da DGLAB Dr. Silvestre Lacerda e a Dra. Teresa Rua, Coordenadora do Grupo de Trabalho das Bibliotecas da CIM das Beiras e Serra da Estrela.

– 22h00

CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO das comemorações dos 20 anos da Biblioteca Municipal com a participação da Escola de Música “Pauta em Movimento”



Artigos Relacionados