Os Fundos Revitalizar já estão disponíveis

Os fundos Revitalizar, têm 220 milhões de euros para financiar pequenas e médias empresas a partir de agora, o objectivo é promover a capitalização de empresas com planos de expansão, em particular de internacionalização e de promoção das exportações com prioridade para os sectores da indústria, energia, comércio, transportes, turismo, serviços e construção civil.

Os fundos Revitalizar, fazem parte de um programa mais alargado que incluiu o arranque do Processo Especial de Revitalização sendo uma alternativa à insolvência na viabilização judicial de empresas. Estes fundos servem para promover a capitalização de empresas com planos e projectos de expansão e crescimento, cuja situação financeira se apresente equilibrada e sustentável, mas com necessidades de reforço de capital. Servem ainda para reforçar o fundo de maneio das empresas, num contexto de revitalização ou reorientação estratégica e ainda para ajudar ao desenvolvimento de novos mercados e produtos/serviços, mas também para ajudar a optimizar modelos de gestão.

A dotação global são 220 milhões de euros. Este montante é assegurado em 50% pelos fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e 50% por sete instituições bancárias (CGD, BPI, BES, BCP, Banif, Montepio Geral e a Caixa de Crédito Agrícola).

Os Fundos Revitalizar são geridos pelas sociedades de capital de risco seleccionadas no âmbito do concurso lançado no âmbito do Sistema de Apoio ao Financiamento e Partilha de Risco da Inovação (SAFPRI), a zona Norte ficou para a Explorer Investments que vai gerir um fundo de 80 milhões; o centro para a Oxy Capital, com uma dotação também de 80 milhões. E a zona Sul ficou para a Capital Criativo, com um fundo de 60 milhões.

Podem candidatar-se todas as empresas, embora este instrumento de capital de risco seja sobretudo orientado para PME. Os fundos estão organizados numa base regional (que corresponde às NUTS II): Norte; Centro e Lisboa, Alentejo e Algarve.

Para mais informações poderá consultar toda a legislação em www.pofc.qren.pt ou contactar o gabinete Arganil + Desenvolvimento Económico através do e-mail arganil+desenvolvimentoeconomico@cm-arganil.pt ou do telefone 235200210.