Percurso pedestre do Piódão entre os mais procurados em 2021

As diferentes rotas das Aldeias Históricas de Portugal destacaram-se em 2021 pelo elevado número de utilizações. Entre passeios de bicicleta e a pé, foram mais de 105 mil os utilizadores que percorreram os diversos Caminhos Históricos de Pequena Rota  e da Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal, entre 7 de março e 31 de dezembro.

Nos dados fornecidos pela Associação Aldeias Históricas de Portugal, o percurso pedestre “Os Povos da Ribeira de Piodam” (P.R.2), na Aldeia Histórica do Piódão, concelho de Arganil, surge no topo das preferências, reunindo 22% do total de utilizadores entre 1 de março e 31 de dezembro de 2021. O segundo percurso mais utilizado arrecadou 19% da preferência dos utilizadores.

De salientar que, entre julho e setembro de 2021, o mesmo percurso pedestre obteve 27% do total de utilizadores, sendo que o percurso pedestre da rede Aldeias Históricas de Portugal imediatamente a seguir registou 21%.

Estes números são o reflexo do forte trabalho de promoção que a Associação das Aldeias Históricas de Portugal e o Município de Arganil têm desenvolvido em torno do Turismo Ativo e de Natureza. A crescente procura por espaços ao ar livre, envoltos em cenários encantadores como o que é proporcionado pela Aldeia Histórica do Piódão, são reveladores de que o investimento no turismo sustentável e na preservação do território são uma aposta ganha.