Piódão é Cinco Estrelas pelo sexto ano

• Piodao Img4
  • Jcf 6342
  • Piodao Premio Cinco Estrelas2

A aldeia do Piódão foi reconhecida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2024, na categoria Aldeias e Vilas.

O galardão foi recebido pelo vereador da Câmara Municipal, Luís Almeida, e pelo presidente da Junta de Freguesia, José Lopes, durante a cerimónia de entrega de prémios, que decorreu na Praia Fluvial do Parque Ecológico do Gameiro, em Mora, no Alentejo.

Este reconhecimento, conquistado pelo sexto ano (2018-2022 e 2024), reafirma o Piódão como um dos destinos mais excecionais e pitorescos do país.

Com as suas casas de xisto perfeitamente preservadas e um encanto que transporta os visitantes para outros tempos, a aldeia do Piódão é o cartão de visita mais emblemático do concelho de Arganil, destacando-se como uma joia autêntica no coração de Portugal.

O Piódão tem vindo a consolidar o seu estatuto de ícone regional, não só pelas inúmeras distinções que tem recebido, mas também pelo crescente número de visitantes que recebe anualmente.

Em consonância com a projeção turística do Piódão está o trabalho desenvolvido pelo Município de Arganil na preservação e valorização da aldeia. Como resultado deste empenho em promover o seu património, destaca-se a recente intervenção de requalificação do largo principal e do posto de turismo do Piódão. As obras foram inauguradas no final de 2022 e envolveram um investimento na ordem dos 930 mil euros, financiado em 400 mil euros pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar.

O projeto que renovou o Piódão, em particular a porta de entrada e a acolhedora e convidativa sala de visitas da aldeia, foi finalista do Prémio Mies van der Rohe, na categoria Emergente. O trabalho dos arquitetos Paula del Rio e João Branco (alteliê Branco del Rio) foi o único candidato português a chegar à derradeira fase do principal galardão de arquitetura da União Europeia.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um reconhecimento que avalia a qualidade e satisfação dos utilizadores com produtos, serviços e marcas de origem portuguesa. Nesta edição de 2024, após avaliação por 454.000 consumidores, apenas 128 marcas se destacaram em todo o país, 13 dos quais no distrito de Coimbra.