Piódão é uma aldeia Cinco Estrelas pelo quinto ano consecutivo

• Aldeia Histórica de Piódão

• Piódão entre os vencedores dos Prémios Cinco Estrelas Regiões 2022

A Aldeia Histórica de Piódão venceu o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022 na categoria «Aldeias e Vilas», consolidando o estatuto de ícone regional e reafirmando-se como um dos destinos mais típicos e excecionais do país.

O reconhecido galardão, que procura valorizar e dar a conhecer o melhor de cada região portuguesa, é conquistado pela aldeia de Piódão desde a criação do formato, em 2018. Esta distinção espelha a preferência dos 425 mil consumidores votantes que formaram a amostra representativa da população portuguesa.

O trabalho de zelo que a autarquia mantém sobre as suas aldeias e a importância com que encara a preservação do seu património, cultura e tradições, indo ao encontro das necessidades e interesses de residentes e visitantes, tem dado frutos, reconhece Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil.

“A aldeia do Piódão é um cartão-de-visita extraordinário do concelho de Arganil, e isso fica demonstrado não só pelas distinções que tem vindo a somar, como pelo número de visitante que acolhe todos os anos, e que cresce de ano para ano, mesmo em tempo de pandemia”.

Desse empenho em fazer melhor pelo território concelhio resulta, a este propósito, a intervenção em curso de reabilitação do Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira; a porta de entrada e a acolhedora e convidativa sala de visitas de Piódão. A obra representa um investimento camarário de aproximadamente 320 mil euros e prevê uma nova reconfiguração do espaço público e a melhoria das condições de ordenamento e acessibilidade, através da instalação de um pavimento mais regular, mantendo-se o traçado original.

Entre as distinções atribuídas a esta aldeia-presépio do concelho de Arganil, além dos Prémios Cinco Estrelas Regiões recebidos entre 2018 e 2022, a eleição de Maravilha de Portugal, na categoria de «Aldeias Remotas», em 2017.