Piódão em festa em mais um evento do Ciclo de Eventos 12 em Rede das Aldeias Históricas de Portugal

O Ciclo de Eventos 12 em Rede – Aldeias em Festa, das Aldeias Históricas de Portugal, está de volta para a sua quarta edição. Adaptado à nova realidade e cumprindo todas as recomendações da DGS, volta a celebrar o que de melhor as Aldeias Históricas de Portugal têm para oferecer, desta feita numa forte aposta no conteúdo online e directo, que atravessa fronteiras e chega a todos através de um qualquer ecrã.

Nesta 4ª edição a aldeia de Piódão volta a imergir no tempo para trazer até ao público os contrastes de um época longínqua, em que a Estrada Real se mantinha uma das mais importantes rotas comerciais e vias de comunicação entre a Beira Litoral e a Beira Interior e, a atualidade de uma aldeia que não ficou esquecida no tempo e ressurge hoje como um lugar que não esquecendo as raízes se mantém bucólico, mas inspirador.

Feito de contrastes, tal como a rusticidade da pedra tosca e grosseira com o azul celeste e cálido das portas e janelas do casario, este evento a levar a efeito no dia 4 de outubro de 2020, pretende colocar em destaque e em confronto a delicadeza das artes no enquadramento desta aldeia remota e rústica.

As tradições que atravessam gerações são também aqui representadas como forma de manter viva uma identidade que as paredes toscas não esquecem e que faz do Piódão aquilo que é hoje e como se apresenta: tímida mas imponente, escondida mas de braços abertos, tão nossa e aconchegante como que um berço embalado pelo arvoredo da serra.

Ainda que quase exclusivamente dedicado ao conteúdo online via streaming, os espetáculos do evento “Piódão – A Estrada Real” vão contemplar público no local, ainda que em número reduzido e quase exclusivo. Se quiser assistir ao vivo deve reservar previamente o seu lugar através dos contactos telefónicos: 235 200 137 ou 235 732 787, dos endereços eletrónicos: turismo.arganil@cm-arganil.pt; museu.piodao@cm-arganil.pt ou visit.arganil@cm-arganil.pt ou do site oficial das Aldeias Históricas de Portugal.

Programa

10h30 – “Colherofone” com Kin Thiessen – Rua Cónego Manuel Fernandes Nogueira

11h00 – Showcooking: “Cozinha do Piódão: Os Sabores dos Produtos de Cá” – Parreira

12h30 – Há Sons Cá, com Inês Lúzio- Live Streaming – Capela de São Pedro (exterior)

15h30 – Descamisada na Eira “Milho-Rei, Milho Rei! ” – Eira do Piódão

16h30 – Instalação Mário Vitória (inauguração) – exterior da Igreja Matriz de Piódão

17h30 – Sinde Filipe, “Poemas de Torga”- Socalcos do Piódão (junto à antiga Escola Primária)

18h30 – Noiserv _ Live Streaming– Local Socalcos do Piódão (junto à antiga Escola Primária)

Exposição pelas ruas: “As gentes da serra na serra da gente”