Piscina Municipal de Arganil foi palco da Final Distrital de Natação do Desporto Escolar

 

No passado dia 4 de Maio a Piscina Municipal de Arganil foi palco da Final de Distrital de Natação do Desporto Escolar no Escalão de Infantis. Esta prova foi organizada pela Coordenação Local do Desporto Escolar de Coimbra, Agrupamento de Escolas de Arganil e a Câmara Municipal de Arganil que desde início manifestou disponibilidade e vontade em acolher um evento desta dimensão na Piscina Municipal de Arganil.

A prova contou com a participação de 14 Escolas do distrito de Coimbra, nomeadamente, Escola Secundária de Arganil, Instituto Educativo de Lordemão, Instituto Educativo de Souselas, Escola Básica e Secundária José Falcão (Miranda do Corvo), Escola Básica e Secundária de Penacova, Escola Secundária de Montemor-o-velho, Escola Secundária Cristina Torres (Figueira da Foz), Escola Básica Infante D. Pedro (Penela), Escola Secundária Fernando namora (Condeixa-a-Nova), Escola Secundária Drª Maria Cândida (Mira) e Escola Secundária de Tábua, totalizando cerca de duas centenas de nadadores.

Mais uma vez ficou evidente que Arganil começa a deixar a sua marca na modalidade, não só pela excelência da organização das provas que acolhe e organiza, bem como pelos resultados alcançados pelos nadadores, fruto do trabalho desenvolvido pela Escola Municipal de Natação de Arganil, bem como pela parceria entre o Agrupamento de Escola de Arganil e o Município de Arganil que permite que todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Arganil possam iniciar a adaptação ao meio aquático a partir dos 3 anos de idade.

Da prova, destacam-se as seguintes classificações dos nadadores do Agrupamento de Escolas de Arganil: 1º lugar na prova estafeta 4x25m Livres, com a equipa constituída pelo Duarte Nunes (6ºB),  José Mendes (7ºA), Ricardo Teixeira (7ºA) e Rodrigo Rodrigues (7ºB),  2º lugar na prova 50m Costas da aluna Ana Catarina Gomes (6ºD), 3º lugares na prova 50m Bruços dos alunos Ana Carolina Dias (4ºA) e Ricardo Teixeira (7ºA) e Rodrigo Rodrigues (7ºB) na prova 50m Livres. A nível de equipas o Agrupamento de Escolas Arganil acumulou 144 pontos, tendo ficado na 5ª posição.

Na entrega dos prémios o Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Eng. Ricardo Pereira Alves, manifestou a sua felicidade por Arganil e a Piscina Municipal de Arganil estarem a acolher este evento, demonstrando disponibilidade para a Piscina Municipal de Arganil voltar a ser palco desta e outras competições de natação.

De referir que nadadores e professores aceitaram o desafio do Comité Paralímpico de Portugal, que lançou o movimento “SemPena2016”, uma iniciativa que pretende dar a conhecer o esforço e o espírito de superação dos atletas paralímpicos, bem como desmistificar o sentimento de “pena” muitas vezes associado a estes atletas.