Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios Execução da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustíveis

Estão em execução os trabalhos de implementação da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustíveis da responsabilidade do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, ICNF, I.P.

Os trabalhos em execução desenvolvem-se numa área de cerca de 52 ha, nas imediações da Selada das Eiras e incluem áreas definidas como Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível e como Mosaico de Parcelas de Gestão de Combustível no PMDFCI de Arganil. Estas áreas pertencem aos Baldios das Comunidade Locais de Cepos e Casal Novo, Caratão e também Salgueiro.

Os trabalhos, realizados de forma mecânica ou motomanual, conforme as características do terreno permitem ou não a utilização de maquinaria, incluem o controlo da vegetação espontânea e o aproveitamento da regeneração natural de espécies arbóreas.

Estão envolvidos nesta ação diversos meios, nomeadamente as 3 equipas de Sapadores Florestais  pertencentes à Brigada da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), BRIG-1-164,  equipas em contexto de formação pertencentes à outra brigada da CIM RC, BRIG-2-164, que ficará instalada no município de Arganil, assim como a Equipa da Associação de Produtores Florestais do Concelho de Arganil, SF 16-164 em contexto de prestação de Serviço Público. Regista-se também a colaboração da ADESA, Associação de Desenvolvimento Regional da Serra do Açor, no transporte da maquinaria.