Praia Fluvial da Cascalheira, em Secarias, recebe certificado internacional

 

O Município de Arganil foi distinguido com o Certificado Internacional pelos 5 anos de Bandeira Azul da Praia Fluvial da Cascalheira, em Secarias. Este reconhecimento internacional reflete a qualidade da água balnear e as características da área envolvente, bem como a qualidade das infraestruturas de apoio e segurança de que beneficia esta que é a Praia Fluvial do concelho mais próxima da sede do concelho.

O Certificado Internacional foi atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

Para o presidente da Câmara, esta distinção é resultado do contínuo e empenhado trabalho investido na Cascalheira e nas restantes Praias Fluviais do concelho, no sentido de acompanhar a exigência crescente dos Programa Bandeira Azul e de dar resposta aos desafios lançados a cada ano. “Para Arganil, este prémio internacional é motivo de grande satisfação e orgulho, no final de um ano em que a Praia Fluvial da Cascalheira hasteou, além da Bandeira Azul, a Bandeira Praia Acessível e a Bandeira Qualidade de Ouro, pela excelência das suas águas”, sublinha Luís Paulo Costa.

Numa ótica de responsabilização pela proteção do património natural do concelho, o Município de Arganil prossegue comprometido em melhorar continuamente as condições das suas praias e das zonas balneares, em termos de qualidade ambiental, segurança e acessibilidades. O objetivo passa por proporcionar as melhores experiências a quem procura as águas frescas e limpas do concelho de Arganil e os convidativos e aprazíveis cenários que as envolvem.

É também com esta pretensão em vista que a autarquia está a trabalhar na ampliação da rede de Praias Fluviais, Zonas Balneares e de Lazer do concelho. “Está prevista a criação da Zona Balnear da Sarcina (Arganil) e da Praia Fluvial Peneda da Talhada, e estamos a levar a efeito todos os procedimentos necessários à classificação da Praia Fluvial de Sarzedo”, revela Luís Paulo Costa, adiantando que “estão em elaboração projetos para intervir nos acessos, açudes e galeria ripícola no Poço da Cesta (Cepos)”.

Além da Praia Fluvial da Cascalheira, em Secarias, a Bandeira Azul foi também hasteada na Praia Fluvial de Côja e na Praia Fluvial de Piódão.



Artigos Relacionados