Presidente da Câmara, Eng.º Ricardo Pereira Alves, eleito como membro efetivo do Plenário do Conselho Económico e Social

Foi ontem, dia 2 de dezembro, eleito pelo Conselho da Região Centro, como membro efetivo do Plenário do Conselho Económico e Social (CES) o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Eng.º Ricardo Pereira Alves, que assim fará parte dos 8 membros representantes de Autarquias Locais deste Conselho. O CES, órgão constitucional de consulta do Governo e de concertação no domínio das políticas económica e social, tem por objetivo promover a participação dos agentes económicos e sociais no processo da tomada de decisões dos órgãos de soberania e no âmbito de matérias socioeconómicas, sendo, por excelência, o espaço para diálogo entre os Parceiros Sociais e outros agentes da sociedade civil. Encontra-se organizado em sete órgãos que contribuem para a concretização das suas competências consultiva e de concertação social, designadamente o Presidente, o Plenário, a Comissão Especializada de Política Económica e Social (CEPES), a Comissão do Desenvolvimento Regional e do Ordenamento do Território (CDROT), o Conselho Coordenador e o Conselho Administrativo. O sétimo órgão, a Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS), tem estatuto autónomo e é presidida pelo Primeiro-Ministro.

O Plenário do CES é composto por 66 membros efetivos, que de entre membros do Governo, Confederações Sindicais, Organizações Empresariais, Profissões Liberais diferentes Associações, Instituições Privadas de Solidariedade Social, Universidades, entre outros, congrega na sua composição 8 membros de Autarquias Locais.

Para além da eleição do Sr. Presidente da Câmara de Arganil como membro, foi ainda eleito o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia. Esta eleição revela-se muito importante no sentido da representação do concelho de Arganil e consequentemente, da defesa dos seus interesses, neste órgão constitucional de consulta do Governo e de concertação no domínio da política económica e social.