Presidente da Câmara inaugura Sala de Aula do Futuro na EB 2,3 de Arganil

Foi rodeado de tablets, painéis interativos, uma impressora 3D, microscópios e até alguns robots que, fazendo jus à ocasião, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil inaugurou, no passado dia 6 de março, a Sala de Aula do Futuro, implementada na EB 2,3 de Arganil.

Este laboratório de aprendizagem inovador, redesenhado à medida do ensino do futuro e agora ao serviço dos alunos arganilenses, resulta de um investimento global de aproximadamente 50 mil euros, sendo que cerca de metade desse valor, 24 mil euros, foi assumido pelo Município de Arganil.

Para Luís Paulo Costa, “trata-se de um investimento no futuro daqueles que um dia serão os donos de tudo isto”, estando certo de que “os alunos, com a curiosidade e entusiasmo que lhes são tão próprios e naturais, vão saber tirar o melhor partido desta oportunidade”.

Inspirada no projeto Future Classroom Lab., modelo desenvolvido pelo European Schoolnet (EUN), a Sala de Aula do Futuro de Arganil assume-se como uma estratégia de implementação de ambientes inovadores de educação, no âmbito do Plano de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).

Os alunos têm agora um mundo de saberes para descobrir e explorar, de forma personalizada e flexível, a partir de uma antiga sala de EVT (Educação Visual e Tecnológica), apetrechada com mobiliário que se adapta rapidamente às necessidades específicas de trabalho, permitindo dividir o espaço em zonas de aprendizagem diferentes: Apresentar, Criar, Desenvolver, Investigar, Partilhar e Interagir.

“Virado para aquilo que vai ser o futuro do nosso ensino, este é um espaço desafiante, de aprendizagem ativa, que convida os alunos a explorar, a investigar, a partilhar conhecimentos e a aprender através de novas tecnologias”, frisa Luís Almeida, vereador da Educação do Município de Arganil, destacando a estreita e profícua relação mantida entre a autarquia e o Agrupamento de Escolas durante todo o processo de implementação do projeto.

Contando também com a presença do presidente da CIM-RC, José Carlos Alexandrino, da diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Anabela Soares, e do representante da Comissão Diretiva do Centro 2020, Jorge Brandão, a sessão envolveu toda a comunidade escolar, através da participação de alunos, professores e encarregados de educação.

E foi precisamente a cargo dos alunos do 2.º e 3.º ciclos, com a devida orientação e apoio do coordenador João Luís Gonçalves, que ficou a apresentação do projeto RNA^n: Recursos Naturais de Arganil: um potencial Infinito!. Trata-se de um projeto pedagógico que incide sobre a descoberta, a exploração e a preservação dos recursos naturais do concelho, e que se destina a fomentar a partilha de sabes e o incremento das competências dos alunos do Século XXI.