Primeiro protocolo de Colaboração para o Desenvolvimento Socialmente Útil do distrito de Coimbra, é assinado em Arganil entre este município e o Instituto de Segurança Social

No passado dia 30 de Outubro foi assinado um protocolo de Colaboração para o Desenvolvimento de Atividades Socialmente Úteis entre o Instituto de Solidariedade Social – Centro Distrital de Coimbra e a Câmara Municipal de Arganil.
Este protocolo visa a efetivação de uma ocupação temporária dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, desenvolvida nas entidades designadas promotoras, com vista à satisfação de necessidades sociais e comunitárias. No sentido de consubstanciar uma lógica de qualificação formativa e de experiência funcional do beneficiário, com inerentes mais valias no seu desenvolvimento pessoal, formativo e social, surge como um importante contributo cívico a favor da comunidade onde se inserem, segundo avança o Instituto de Segurança Social.

A assinatura deste protocolo, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arganil, foi presidida pelo director Distrital de Coimbra do Instituto da Segurança Social, Ramiro Miranda, pelo Sr. Presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Pereira Alves, pela Vereadora da Ação Social, Graça Lopes, pelo Vereador António Seco e pelo Presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho da Cortiça, Rui Franco.
Após o procedimento formal de assinatura, o Sr. Presidente da Câmara começou por saudar e agradecer a presença de todos, louvando a iniciativa do Instituto de Solidariedade Social. Continuou explanando aquilo a que se propõe esta parceria, referindo que a assinatura deste protocolo, que encerra 50 cartas de compromisso, se “destina a pessoas do concelho em condições de beneficiar do Rendimento Social de Inserção” que passam a estar em condições de prestar serviço útil através de instituições de solidariedade social, juntas de freguesia do concelho e mesmo da Câmara Municipal de Arganil. Confiante do sucesso deste comprometimento, referiu ainda, acreditar que através desta medida seja possível “contribuir para a melhoria de vida destas pessoas, que estão infortunadamente desempregadas e que passam, desta forma, a poder dar o seu contributo ao concelho e aos munícipes”. O Sr. Presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho da Cortiça avançou e reiterando as palavras proferidas, disse que a importância deste protocolo assenta realmente em “dar a quem lamentavelmente se encontra sem trabalho e a beneficiar deste rendimento solidário, uma oportunidade de se manter activo social e profissionalmente”, para que assim seja possível um célere “regresso ao mercado de trabalho”.

O Director do Centro Distrital do I.S.S. de Coimbra, Ramiro Miranda, ao intervir, mencionou que a assinatura deste protocolo tem um significado especial, uma vez que  foi o primeiro a ser celebrado no Distrito de Coimbra, estando já programadas outras oito assinaturas no mesmo distrito. Ramiro Miranda realçou a importância das juntas de freguesia e das câmaras municipais no que respeita às necessidades sociais dos beneficiários de R.S.I, acabando por referir que o desenvolvimento de actividade socialmente útil surge como uma forma de activação social e comunitária.

A Srª Vereadora da Ação Social deste município usou da palavra para enumerar as quatro áreas em que serão desenvolvidas as atividades úteis, sendo elas: preservação do património, jardinagem, auxílio nas escolas e auxilio às IPSS d concelho.
A sessão terminou com as palavras do Sr. Presidente da Câmara que no fundo selou o grande objectivo deste compromisso “minimizar o estigma em relação às pessoas que  necessitam de um rendimento solidário para sobreviver, dando-lhes a oportunidade de através do seu trabalho, prestar um tributo aos contribuintes e honrar a sua solidariedade, naquele que acaba por ser um tributo social”.