Projeto «Inspira.Te – O teu Sucesso determina o teu Futuro» termina com balanço muito positivo

O projeto “Inspira.Te – O teu Sucesso determina o teu Futuro”, desenvolvido pelo Município de Arganil no âmbito do Plano Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra, terminou no passado dia 28 de fevereiro, com a realização do “Glocal – Daqui para o mundo”, evento focado nos alunos dos 2.º e 3.º ciclos de ensino e que colocou em destaque e debate o seu futuro.

Mas muitas mais foram as atividades e iniciativas que decorreram ao longo de 12 meses de execução deste projeto. Transversais e diferenciadas dirigiram-se não só para os alunos, pais e comunidade educativa, mas também para a comunidade em geral. Pese embora não estivesse contemplado diretamente nos objetivos o ensino pré-escolar, foi assumido desde o início que o mesmo não fosse dissociado deste plano, assumindo-se assim que as ações dinamizadas junto destas crianças e encarregados de educação terão repercussão nos anos vindouros.

Em números, foram 33 as tertúlias Estou in para o sucesso, abrangendo temas como Parentalidade Consciente e Saúde Mental, Ciência e Astronomia, Transição de ciclos, Métodos de Estudo, Matemática, Bullying e Cyberbullying, Mindfulness, Novas Tecnologias, Seguranet e Sucesso Escolare que, entre encarregados de educação, docentes e assistentes operacionais contabilizou 351 participantes; 2735 foram os participantes nas ações diferenciadas: LAB!rinto de Ideias que, numa parceria com o Exploratório – Centro de Ciência Viva, apresentou um espaço com 9 zonas temáticas e 32 módulos de interação para despertar o interesse pela ciência; Hemisferium Viajante, com sessões de astronomia para alunos; Não faças teatro, direcionada sobretudo aos pais; Academia Valoriza-te, iniciativa para alunos em formato bootcamp; a ação Welcome! direcionada a docentes e assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas e Município de Arganil; a ação Exploradores@SerraAçor, que levou um grupo de alunos a assumir o papel de embaixadores da Serra do Açor; Líderes Digitais, numa ótica de adoção de comportamentos que contribuam para a utilização segura da Internet. Por fim, GLOCAL – Daqui para o mundo!, que encerrou com chave-de-ouro o calendário de atividades deste projeto e juntou, na Cerâmica Arganilense, mais de 700 alunos.

Em jeito de balanço, Luís Almeida, vereador da Educação da Câmara Municipal de Arganil, destaca a importância da abrangente, intensa e muito gratificante jornada de iniciativas vividas pela comunidade escolar do concelho de Arganil, que teve início em fevereiro do ano passado e se prolongou por 12 meses.

“Estou certo de que temos hoje alunos mais motivados, mais confiantes no seu futuro e preparados para as escolhas que vão, aos poucos, determinando o seu percurso académico”. Para o autarca, tratou-se de “dar aos alunos as ferramentas certas para os deixar explorar alternativas de aprendizagem e de os desafiar a encontrar o seu caminho para o sucesso, através de um muito empenhado e compensador trabalho do Município de Arganil, desenvolvido em articulação com o Agrupamento de Escolas de Arganil e que envolveu toda a comunidade”.

Terminado o projeto, encontram-se agora em avaliação os objetivos relacionados com a redução do número de retenções e consequente insucesso escolar no 2.º ano do 1.º ciclo para a meta dos 1%; assim como a manutenção da taxa de sucesso escolar no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, podendo considerar que os restantes objetivos propostos foram atingidos com sucesso.