Rally em Arganil: Guia do Espetador 2022

Arganil – A Capital do Rally abre caminho, no dia 20 de maio, aos melhores e mais potentes carros de corrida do mundo, numa edição do Vodafone Rally de Portugal que regressa à estrada sem restrições e a ‘todo o gás’.

Com três Zona Espetáculo (ZE) preparadas para acolher em segurança os entusiastas da modalidade, a classificativa de Arganil promete ainda mais emoção e adrenalina nesta edição de 2022, que regressa com duas novidades: estacionamento mais próximo do troço e quiosques/bares nas ZE e ao longo do acesso ao troço.

Deixe a velocidade para os pilotos: venha com calma e mais leve.

Os lendários e desafiantes troços da Serra do Açor, desenhados traiçoeiramente para fazer os carros deslizar nas curvas e ‘ganhar asas’ nas populares zonas de saltos, vão ser palco de uma dupla passagem dos melhores pilotos mundiais, contando, pelo meio, com um reagrupamento no centro da Vila de Arganil.

Empenhados em fazer deste um acontecimento memorável e em despistar ‘falsas partidas’, reunimos as informações essenciais e as principais recomendações que deve seguir para desfrutar em segurança da apaixonante e fervorosa classificativa do Rally de Portugal em Arganil.

1. Horários da Classificativa

1.ª passagem: 10:08 – SS4 Arganil 1 (18,72 km)
Reagrupamento no Sub-Paço, Arganil: 10:43
(chegada do primeiro carro)
2.ª passagem: 14:38 – SS7 Arganil 2 (18,72 km)

2. Condicionamentos de Trânsito

Entre as 17:00 do dia 19 (quinta-feira) e as 18:00 do dia 20 de maio (sexta-feira), o trânsito encontra-se condicionado em diversos locais do concelho. Todos os condicionamentos de trânsito (interdição de circulação, de estacionamento ou outros) estão devidamente indicados nos próprios locais através de sinalética.

Além dos transportes públicos, residentes e trabalhadores vão ter acesso aos locais interditos mediante apresentação de um comprovativo de morada aos elementos da GNR presentes no terreno (ex.: carta verde do seguro da viatura; fatura da água/eletricidade).

Arganil
Condicionado: Entre a rotunda do Sub-Paço e a Rua Dr. Alberto Moura Pinto, pela Rua Marinha Afonso
Corte total: 
Estacionamento do Parque Verde Urbano do Sub-Paço

Folques
Condicionado: Acesso entre Mosteiro de Folques, Monte Redondo, Salgueiro e Bocado
Corte total: 
Entre Mosteiro de Folques e Alqueve

Cepos
Condicionado: Interceção do CM 1440 com a EM 508 (acesso à ZE 14)
Corte total: EM 544 em direção a Cepos e EM 543, entre Cepos e Teixeira/Porto Castanheiro; Em 508, na interceção com a EM 543 e o alto dos Parrozelos

Benfeita
Sentido único: Vale do Carro > Esculca > Luadas > Benfeita
Corte total: Senhora das Necessidades > Sardal

Côja
Condicionado: Desde Salgueiral até Alqueve/Mosteiro de Folques

4. Zonas Espetáculo

Eis uma das grandes novidades deste ano: o acesso de carro à ZE 13 será feito sem qualquer restrição de horário. As estradas serão cortadas mais perto da zona da prova, libertando mais espaço ao longo da via para estacionamento. O acesso às restantes ZE será permitido após as 5:00 de sexta-feira.

Tal como acontece em todas as provas de classificação do Rally de Portugal, será interdito o acesso de espectadores do início ao final do troço. Siga as indicações da GNR e dos Marshall (voluntários formados pelo ACP) presentes no local.

Localização das Zonas Espetáculo

O público dispõe de três amplas ZE, devidamente preparadas para que possa assistir e desfrutar de todas as emoções do rally em segurança. Estas ZE encontram-se devidamente assinaladas e delimitadas com materiais de cor verde.

ZE 13 — Por cima do Pai das Donas: Tem cerca de 1km de extensão e fica localizada junto à localidade do Pai das Donas, na freguesia de Benfeita. O espetáculo está garantido nesta ampla encosta, que inclui duas curvas particularmente fechadas, onde os pilotos vão ser colocados à prova e mostrar toda a sua técnica e perícia. Neste ZE, o público consegue avistar uma extensão de aproximadamente 7 km de estrada.
Coordenadas GPS: 40°13’17.67″N   7°57’4.29″W

 ZE 14 — Voo Livre: Fica situada na zona alta do troço e o acesso faz-se pela EM 508, em direção ao Posto de Vigia de Monte Redondo. A chegada ao Local deverá ser feita, preferencialmente, em viatura todo-o-terreno. Devido à inclinação acentuada desta estrada não pavimentada, os espetadores que se deslocarem em veículos ligeiros vão ter de abandonar a ZE pelo troço da prova, havendo a necessidade de permanecerem no local até à passagem do carro-vassoura antes de rumar a casa.
Coordenadas GPS: 40°12’59.00″N    7°57’50.69″W

ZE 15 — Esculca: Esta ZE tem cerca de meio quilometro e localiza-se junto ao reservatório de água da localidade de Esculca, na União de Freguesias de Côja e Barril de Alva. Este ponto destaca-se por apresentar excelente visibilidade, permitindo ao público acompanhar a trajetória dos concorrentes e as variações de velocidade a que os pilotos estão sujeitos, numa extensão de 2 km.
Coordenadas GPS: 40°14’8.37″N   7°58’14.99″W

5. Parque de Assistência no centro de Arganil

No Parque Verde Urbano do Sub-Paço, no centro de Arganil, vai estar localizada a Tyre Fitting Zone, onde pilotos e máquinas reagrupam entre as duas passagens pelo troço. A chegada do primeiro carro está prevista para as 10:43. Para quem não vai ter oportunidade de subir à serra para assistir à prova, tem neste parque de assistências uma excelente oportunidade para ver de perto as maiores estrelas do rally mundial e as suas potentes e equipadas viaturas.

6. Onde comer

Este é outra das novidades que marcam esta edição da classificativa de Arganil: a presença de quiosques e bares no interior das Zonas Espetáculo e ao longo dos acessos ao troço. Vá mais leve, terá comida e bebida que a/o vão manter confortável e ter estômago para as emoções fortes de um dia que se adivinha longo e repleto de ‘voos’ e manobras ousadas.

Viva connosco esta paixão.
Esperamos por si. Em Arganil, a Capital do Rally.

Rally em Arganil: Guia do Espetador 2022



Artigos Relacionados