Rally em Arganil: Guia do Espetador 2023

Capa Guia Do Espetador 2023 Final

No dia 12 de maio, Arganil – A capital do Rally volta à ribalta internacional, abrindo caminho à 56.ª edição do Vodafone Rally de Portugal, para uma edição que se espera de grande espetáculo e fortes emoções.

Empenhados em fazer deste acontecimento memorável e em despistar ‘falsas partidas’, reunimos as informações essenciais e as principais recomendações que os adeptos da modalidade devem seguir para desfrutar em segurança da lendária e apaixonante classificativa de Arganil.

Consulte e faça o download do Guia do Espetador 2023

Horários da Classificativa de Arganil

1.ª passagem: 11h05 – Arganil 1 (18,72 km)
2.ª passagem: 15h35 – Arganil 2 (18,72 km)
Reagrupamento no Sub-Paço, Arganil: 11h45

Às 11h05 os pilotos fazem-se à estrada a partir da mítica Casa do PPD, imortalizada nos road book da prova, seguindo pela zona do Sardal, Pai das Donas e Esculca, antes de chegarem à meta, no Alqueve. Os pilotos repetem o percurso a partir das 15h35, depois do reagrupamento no Parque Verde Urbano do Sub-Paço, no centro da vila de Arganil, onde está prevista a chegada do primeiro carro às 11h45.

Condicionamentos de trânsito

Entre as 17h00 do dia 11 (quinta-feira) e as 18h00 do dia 12 de maio (sexta-feira), o trânsito encontra-se condicionado em diversos locais do concelho. Todos os condicionamentos de trânsito (interdição de circulação, de estacionamento ou outros) estão devidamente indicados no local, através de sinalética.

Transportes públicos, residentes e trabalhadores vão ter acesso aos locais interditos mediante apresentação de um comprovativo de morada aos elementos da GNR presentes no terreno (ex.: carta verde do seguro da viatura; fatura da água/eletricidade).

Arganil
Condicionado: Entre a rotunda do Sub-Paço e a Rua Dr. Alberto Moura Pinto, pela Rua Marinha Afonso
Corte total: Estacionamento do Parque Verde Urbano do Sub-Paço

Folques
Condicionado: Acesso entre o Mosteiro de Folques, Monte Redondo, Salgueiro e Bocado
Corte total: Entre o Mosteiro de Folques e Alqueve

Cepos
Condicionado: Interceção do CM 1440 com a EM 508 (acesso à ZE 13)
Corte total: EM 544 em direção a Cepos e EM 543, entre Cepos e Teixeira/Porto Castanheiro; EM 508, na interceção com a EM 543 e o alto dos Parrozelos

Benfeita
Sentido único: Vale do Carro > Esculca > Luadas > Benfeita Corte total: Senhora das Necessidades > Sardal

Côja
Condicionado: Desde Salgueiral até Alqueve/Mosteiro de Folques

Zonas de Espetáculo

A classificativa de Arganil dispõe de três Zonas de Espetáculo (ZE) preparadas para acolher em segurança o público.

Os adeptos da modalidade podem ainda contar com quiosques/bares nestas ZE e ao longo do acesso ao troço. Será possível estacionar próximo do troço, uma vez que as estradas serão cortadas mais perto da zona da prova, libertando espaço ao longo da via.

O acesso de carro às ZE será feito sem qualquer restrição de horário.

Localização das Zonas de Espetáculo

ZE 12 – Pai das Donas
Tem cerca de 1km de extensão e fica localizada junto à localidade do Pai das Donas, na freguesia de Benfeita.

O espetáculo está garantido nesta ampla encosta, que inclui duas curvas em gancho, onde os pilotos vão ser colocados à prova e mostrar toda a sua técnica e perícia.

Nesta ZE, o público consegue avistar uma extensão de aproximadamente 7 km de estrada.
Como chegar: Através da vila de Côja > Esculca/Luadas (CM1345-3)

40°13’17.67”N
7°57’4.29”W

ZE 13 – Voo Livre
Fica situada na zona alta do troço e o acesso faz-se pela EM 508, em direção ao Posto de Vigia de Monte Redondo.

A chegada ao Local deverá ser feita, preferencialmente, em viatura todo-o-terreno. Devido à inclinação acentuada desta estrada não pavimentada, os espetadores que se deslocarem em veículos ligeiros vão ter de abandonar a ZE pelo troço da prova, havendo a necessidade de permanecerem no local até à passagem do carro-vassoura antes de rumar a casa.

Como chegar: Seguir em direção ao Posto de Vigia de Monte Redondo, via Arganil. O trânsito encontra-se cortado no sentido contrário, de forma a que seja libertado espaço para estacionamento ao longo da via.

40°12’59.00”N
7°57’50.69”W

ZE 14 – Esculca
Tem cerca de meio quilometro e localiza-se junto ao reservatório de água da localidade de Esculca, na União de Freguesias de Côja e Barril de Alva.

Este ponto destaca-se por apresentar excelente visibilidade, permitindo ao público acompanhar a trajetória dos concorrentes e as variações de velocidade a que os pilotos estão sujeitos, numa extensão de 2 km.
Como chegar: Através da vila de Côja > Esculca/Luadas (CM1345-3)

40°14’8.37”N
7°58’14.99”W

Onde estacionar

Será possível estacionar mais próximo do troço, uma vez que as estradas serão cortadas mais perto da zona da prova, libertando espaço ao longo da via.
Vai ser, ainda, permitido estacionar em parques devidamente autorizados. Siga as indicações dos agentes da GNR presentes no local.

Onde comer

Há quiosques e bares no interior das ZE e ao longo dos acessos ao troço. Vá mais leve, terá comida e bebida que a/o vão manter confortável e ter estômago para as emoções fortes de um dia que se adivinha longo e repleto de ‘voos’ e manobras ousadas.

Parque de Assistência no centro da vila de Arganil

No Parque Verde Urbano do Sub-Paço, no centro de Arganil, vai estar localizada a Tyre Fitting Zone, onde pilotos e máquinas reagrupam entre as duas passagens pelo troço. Para quem não vai ter oportunidade de subir à serra para assistir à prova, tem neste parque de assistências uma excelente oportunidade para ver de perto as maiores estrelas do rally mundial e as suas potentes máquinas.