Reabertura das  Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil a 6 de maio

No seguimento das medidas de desconfinamento aprovadas pelo Governo, as Bibliotecas Públicas vão reabrir ao público no dia 6 de maio. Esta abertura é no entanto limitada, atendendo ao elevado risco de contágio pelo novo coronavírus, que continua presente.

Na Biblioteca Municipal em Arganil, abrirão ao público os seguintes serviços: Balcão de Atendimento, com serviço de fotocópias, impressões e serviço de referência; a Sala de Adultos com 11 lugares disponíveis, rede wi-fi e acesso a 3 computadores da Biblioteca; a Sala Jovem com 2 lugares disponíveis com acesso a rede wi-fi e computadores da Biblioteca. Está vedado o acesso às estantes e aos periódicos em papel, estando no entanto disponível para consulta os jornais Público e as Beiras em formato digital.

Na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Coja estará também a funcionar o Balcão de Atendimento, com serviço de fotocópias, impressões e serviço de referência e estarão disponíveis 11 lugares com acesso à rede wi-fi e  5 computadores da Biblioteca.

As Bibliotecas terão circuitos perfeitamente definidos para circulação dos utilizadores através de sinalética colocada no chão, nas portas e em expositores e será disponibilizada informação pertinente para a sua utilização.

O horário de abertura ao público será das 9h00 às 17h00 sem interrupção à hora do almoço.

As Bibliotecas continuarão a prestar os serviços que têm disponibilizado durante o período em que estiveram fechadas, nomeadamente o Empréstimo Domiciliário, feito através de reservas no CATÁLOGO EM LINHA e disponibilizado nos Pontos de Recolha na Biblioteca Municipal em Arganil e na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Coja.

A partir do dia 6 de maio as Bibliotecas vão passar a receber devoluções dos livros emprestados que serão depositados pelos leitores nos PONTOS DE RECOLHA em recipiente próprio disponível no local.

Para além da reabertura das Bibliotecas, vão também ter início novos serviços de leitura dirigidos à população:

Para os mais pequenos e respectivas famílias vai ser reactivado o serviço de leitura PAIS E FILHOS LIVROS E TERNURA, numa versão adaptada às circunstâncias e para as crianças que frequentam o 2º, 3º e 4º ano de escolaridade vai também ser implementado o EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO À DISTÂNCIA com o apoio dos professores de turma. Para viabilizar estes novos serviços vão ser criados outros PONTOS DE RECOLHA nas Escolas do 1º CEB de S. Martinho da Cortiça, Sarzedo, Pombeiro da Beira e Pomares.

Por último OS LIVROS TAMBÉM ALIMENTAM é um apoio que vai beneficiar todos aqueles que não podem sair de casa e a quem são entregues bens de primeira necessidade em articulação com o Serviço de Acção Social do Município. Junto com os bens entregues irá também um saco com livros. Estes livros poderão ser livros requisitados no catálogo em linha para empréstimo domiciliário, ou oferta de livros de que já existem duplicados nas Bibliotecas e que estariam à venda na Feira do Livro Usado mas, que na impossibilidade da realização da mesma, o Município oferece.

O Serviço de Apoio à Leitura no Concelho – SALEC- é uma iniciativa do Município de Arganil através da Biblioteca Municipal para projectos de leitura. Pode envolver vários parceiros como a Rede de Bibliotecas Escolares, Instituições, Associações, bem como outros serviços do Município.