Reabilitação do troço Mourão-Folques e pavimentação de ruas em Cerdeira vão começar

A Câmara Municipal de Arganil vai avançar dentro dos próximos dias com a empreitada que prevê a reabilitação do troço que liga Mourão (Arganil) a Folques, na estrada M 544, e com a pavimentação das ruas Anthero da Veiga e Pinhal Manso, na localidade de Cerdeira.

O auto de consignação das três intervenções, que englobam um investimento na ordem dos 160 mil euros e que se vão desenrolar durante os próximos 120 dias (4 meses), foi assinado no passado dia 6 de janeiro, durante a jornada de trabalho que o executivo camarário promoveu na União das Freguesias de Cerdeira e Moura da Serra.

Na ocasião, o presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, sublinhou a importância da empreitada pelo impacto que vai ter no dia-a-dia das pessoas que se servem regulamente destas vias, destacando os melhoramentos de que vai beneficiar a estrada que liga Folques à sede do concelho. “A melhoria das condições de circulação e segurança vão ser notórias e essenciais numa via que é determinante não só para a freguesia de Folques mas para as freguesias do Alto Concelho, nomeadamente Cepos e Teixeira, e mesmo para o acesso à Pampilhosa da Serra”.

Do mesmo contentamento partilharam os presidentes de junta presentes, por verem os seus territórios valorizados com o investimento. “A estrada estava a degradar-se e é uma intervenção muito necessária”, começou por referir o autarca de Folques, Paulo Batista, confessando-se francamente satisfeito com a concretização de uma obra que beneficia consideravelmente a sua freguesia e a sua população, que “é quem mais se serve daquela via”.

João Travassos, responsável por liderar os interesses da freguesia de Arganil, congratulou-se com o início das obras e desejou os maiores êxitos à empresa que assume a execução das intervenções, a Socitop, e à empresa responsável por fiscalizar os trabalhos, a Go Walk.

Já Adelino Almeida, anfitrião da sessão de assinatura do auto de consignação, agradeceu ao Município de Arganil “por ter tomado em consideração a requalificação e pavimentação destas duas ruas dentro da localidade da Cerdeira, que estão em consideravelmente mau estado em alguns locais”.

As obras de reabilitação dos arruamentos em Cerdeira preveem a reparação das deformações existentes no pavimento, através da aplicação de tapete betuminoso, e a execução de sinalização horizontal. Quanto aos trabalhos de reparação da estrada que liga Arganil (Mourão) a Folques, incluem a pavimentação do troço, melhoramentos na rede de drenagem pluvial, tendo em vista um eficaz escoamento das águas, e a execução de marcações rodoviárias.

Esta empreitada integra o alargado e ambicioso plano de reabilitação da rede viária do concelho, que teve por base um levantamento participado com as freguesias há cerca de dois anos e meio. Depois de definidos, em parceria, as vias e arruamentos com necessidade de intervenção, a autarquia meteu mãos às obras, trabalhado empenhadamente no sentido de resolver gradualmente as situações. “Temos conseguido dar resposta a este compromisso conjunto que traçámos com as autarquias e, neste momento, a maioria das intervenções com que nos comprometemos já está executada”, frisa Luís Paulo Costa.