Resultados do Estudo Preliminar do programa motivacional – "Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável"

Segundo os resultados preliminares de um estudo apresentado hoje pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, verificou-se que 42,6% das crianças que integraram o programa motivacional “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” no ano letivo 2013-2014, aumentaram o seu consumo diário de fruta, em apenas 12 semanas.

 

Estes são os primeiros dados de um estudo realizado por uma equipa de investigadores da APCOI que contou com uma amostra de 18.374 crianças, de um total de 70.357 participantes, na 3ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, um projecto integrado pelo Agrupamento de Escolas de Arganil.

Referir também que, o Regime de Fruta Escolar, implementado desde o ano lectivo 2009/2010, que garante o acesso a fruta e hortícolas, duas vezes por semana, aos alunos de todas as Escolas do 1º CEB do Concelho de Arganil, em muito contribuiu para esse aumento.

O consumo diário de fruta é um dos componentes mais importantes de uma alimentação saudável. É, por isso, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que se ingiram pelo menos três porções de fruta por dia.