Ritmos vibrantes na Comemoração do Dia Mundial da Dança na Cerâmica Arganilense

 

A UNESCO estabeleceu o dia 29 de Abril como o Dia Mundial da Dança e tal não foi esquecido pelo Município de Arganil, que o comemorou no passado dia 11, no Auditório da Cerâmica Arganilense.

Numa organização partilhada entre este Município e a jovem Inês de Castro, o espetáculo esteve a cargo de jovens bailarinos arganilenses, que desinibidos, enalteceram a dança numa noite que se anunciou contagiante.

Vários ritmos e estilos estiveram em palco. Numacorrente clássica, o ballet e numa vertente mais rítmica, estilos urbanos que se transformaram em correntes icónicas como o hip-hop ou mesmo o dinâmico e eletrizante wacking. Houve ainda espaço para o ragga, de origem afro-jamaicana, surge da fusão entre o reggae, electrónico e hip-hop, uma verdadeira explosão de movimentos que contagiou até os corpos mais inertes.

Numa noite dedicada à arte que é a dança, houve ainda espaço para a poesia, tendo terminado o espectáculo com uma declamação poética na voz de Beatriz Seco.

Eletrizante e contagiante, foi assim caracterizada esta noite de homenagem à dança. A celebração de uma arte que cruza gerações e que através de novas fusões, se apresenta como uma forma de comunicação não verbal única e poderosa.