Workshop 3

Semana[s] Sénior[es] promoveu o envelhecimento ativo e bem-sucedido em Arganil

Através de um diversificado conjunto de atividades promotoras de um envelhecimento bem-sucedido, o Município de Arganil em parceria com a Rede Social, comemorou os Dias Internacional do Idoso e Mundial da 3ª idade, ambos assinalados em outubro, com a iniciativa Semana(s) Sénior(es), que integrou atividades de caráter lúdico, informativo e de atividade física.

Com início no dia 24 de outubro e, através da “Oficina Letras Pra Vida”, dinamizada pelas Professoras Dina Soeiro e Carla Patrão, do Politécnico de Coimbra – ESEC, promoveu-se a leitura e a escrita junto de pessoas com baixos níveis de literacia, com base nas suas necessidades quotidianas numa interessante e participada atividade que se realizou na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Côja  Martins de Carvalho, em Côja.

Também em Côja, mas no dia seguinte, desafiou-se a comunidade sénior a experimentar uma Aula de Pilates adaptada às suas condições físicas, resultando numa experiência muito satisfatória, após a qual os participantes apelaram à continuidade da iniciativa. Ainda no âmbito da atividade física, retomaram durante esta semana as Aulas de atividade física sénior nas freguesias de Pombeiro e Arganil, com o intuito de reforçar a valorização da prática desportiva, entre outras formas de “não parar”, como garantia de maior longevidade e qualidade de vida. Ainda na Cerâmica Arganilense, resultando num momento estimulante de grande criatividade e partilha decorreu um Workshop de Teatro, com Áurea Vila Nova.

Não descurando a área da saúde e desta feita direcionado para os futuros cuidadores, decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal, uma ação de sensibilização intitulada “A influência da perda auditiva no desenvolvimento de demências e perda de faculdades intelectuais”. Participaram nesta sessão os alunos do curso Técnico Auxiliar de Saúde do Agrupamento de Escolas de Arganil, contribuindo para o enriquecimento do seu percurso de aprendizagem.

A programação terminou com chave-de-ouro e de forma lúdica, no dia 3 de novembro, com a Comédia Musical Velhos são os Trapos. Levada a efeito no Auditório da Cerâmica Arganilense e protagonizada pela conhecida e conterrânea cantora Micaela, por Paulo Ribeiro, Diogo Carvalho e Pedro Ferreira (Anaquim), abordou a exclusão social na melhor idade, os problemas da velhice e as suas consequências, com muito humor e muita música. Findo o espetáculo, que muitas gargalhadas somou do público sénior das Misericórdias e IPSS a quem se dirigia, foi tempo de música e dança, num lanche partilhado abrilhantado pelo grupo de concertinas “Sons & Suadelas”.

Ainda que programadas, as atividades Rastreios de Saúde e bem-estar e Walking Football não se realizaram, devido às condições meteorológicas dos dias 26 e 28 de outubro, tendo sido reagendada a atividade Rastreios de Saúde e bem-estar, para o dia 7 de dezembro.

Audiologia 1

Pilates