Seminário «Boas práticas e Economia Circular no Setor Têxtil» na Cerâmica Arganilense

O Município de Arganil promove no dia 23 de novembro, no Auditório da Cerâmica Arganilense, o Seminário “Boas práticas e Economia Circular no Setor Têxtil”, no âmbito do projeto “Costurar Valores – uma experiência de economia circular em Arganil”. É objetivo da sessão reforçar o trabalho de sensibilização junto da comunidade para a temática da economia circular e da gestão de roupa e tecidos usados, assim como apresentar o trabalho desenvolvido durante a execução deste projeto, que arrancou no início de setembro e se estende até 11 de novembro.

A implementação do projeto “Costurar Valores” tem procurado sensibilizar a comunidade para o conceito de economia circular, substituindo o conceito de fim-de-vida de economia linear por novos fluxos circulares de reutilização, resultado da candidatura ao Aviso “Re-educa: Educar para uma economia circular” do Fundo Ambiental.

No campo de ação deste projeto pioneiro está a sensibilização da comunidade local, regional e mesmo nacional para o potencial de valorização dos tecidos, fomentando a sua reutilização e combatendo o desperdício através de práticas mais sustentáveis.

Materializado numa formação que integra módulos de aprendizagem de costura e modelagem, educação ambiental, marketing e comunicação, desenvolvimento pessoal e social e, empreendedorismo, o projeto agrega ainda diversas oficinas que juntam alunos e pais, população sénior e portadora de deficiência mental na construção de peças a partir de outras em fim de ciclo.

Espera-se deste pequeno mas significativo gesto de sustentabilidade uma maior consciencialização, redução e reaproveitamento. Por um concelho melhor, por um mundo melhor.

Ficha de Inscrição
Programa