Sensibilização de práticas sustentáveis nas Escolas do Concelho no âmbito do “Eco-Escolas”

O Eco-Escolas é um Programa Internacional da Foundation for Environmental Education, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escolas, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido.

O Município de Arganil e o Agrupamento das Escolas de Arganil entendem que a educação tem um papel fundamental na consciencialização para a necessidade de adoção de práticas mais sustentáveis que permitam melhorar a qualidade de vida escolar e da comunidade em geral, considerando ainda que esse trabalho deve começar logo no início da vida escolar, pelo que foi do entendimento comum, inscrever as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico neste programa.

Assim, no âmbito do projeto, o Município de Arganil desenvolveu junto das escolas de 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-Escolar do concelho algumas ações educativas, tais como:

– Ações de Sensibilização sobre Reciclagem “Separação e valorização de resíduos” e Água “Importância da Água – Poupar Água” na Escola 1.º CEB e Jardim de Infância Coja;

– Ações de Sensibilização sobre Reciclagem “Separação e valorização de resíduos” na Escola do 1.º CEB e Jardins de Infância de Pomares;

– Ações de Sensibilização sobre Reciclagem “Separação e valorização de resíduos”, Água “ Importância da Água – Poupar Água” e Energia “Formas de poupar energia” na Escola do 1.º CEB e Jardim de Infância Arganil;

– Ações de Sensibilização sobre “Compostagem” na Escola do 1º CEB e Jardim de Infância de Sarzedo;

– Ações de Sensibilização sobre Água “ Importância da Água – Poupar Água” e Energia “Formas de poupar energia” na Escola do 1.º CEB e Jardim de Infância Pombeiro da Beira.

Numa iniciativa conjunta entre a ERSUC e a Câmara Municipal de Arganil, esteve ainda patente no Parque Verde Urbano do Sub-Paço em Arganil, de 09 a 12 de dezembro de 2014 a exposição itinerante “Casa do Ambiente”, em que todas as Escolas participaram com a visita à exposição.