Projeto do ICA: "Cinema Português em Movimento", teve inauguração nacional em Arganil

Foi no passado dia 2 de Julho inaugurado, junto à Capela de S. Pedro em Arganil, o arranque da 3ª edição do projeto do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) “Cinema Português em Movimento”, com a exibição do filme “Os Gatos Não Têm Vertigens”, pelo Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, na presença da presidente do ICA, Filomena Serras, do produtor do filme, Tino Navarro, do ator protagonista do mesmo, João Jesus e do Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Ricardo Pereira Alves. A fazer a cobertura desta inauguração para o programa da RTP1 “Só Visto”, esteve a repórter da RTP1 Adriane Garcia, para além da rádio e imprensa local e regional.

O projeto o que nasceu em 2013 com o objetivo de colmatar a falta de oferta cinematográfica no interior do país e alargar a promoção de obras portuguesas de elevado reconhecimento e popularidade, continua na estrada e esteve novamente no concelho de Arganil onde, com a colaboração do Município de Arganil e Juntas de Freguesia do concelho, ofereceu sessões de cinema português ao ar livre.

Em conferência de imprensa, decorrida no interior da capela de S. Pedro referiu a presidente do ICA, que é verdadeiramente “um prazer estar de volta a um concelho que sempre recebe tão bem e reviver momentos que têm mostrado o cinema português”, e porque cinema português além de cultura é também divertimento, desejou aos cerca de 1300 presentes “um bom momento de diversão e que o entretenimento não passe só por outras formas de cultura mas também pelo cinema.”

Ricardo Pereira Alves, para além de dar os parabéns pela iniciativa que uma vez mais levará o cinema a 40 localidades do país, mostrou o seu contentamento pelo facto de ver a sua inauguração nacional acontecer em Arganil, bem como, que esta se tenha realizado na Capela de S. Pedro que é, como referiu: “o nosso único monumento nacional”.

Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura elucidou a importância do projeto em questão pois, nas suas palavras “são localidades como estas que precisam de uma presença mais ativa das Estruturas do Estado” uma vez que, como sublinhou “a atividade cultural é central na vida das pessoas e o cinema é uma das linguagens da arte que se tem sabido renovar e exercer esta síntese difícil entre as várias artes presentes no cinema”.

O Instituto de Cinema e Audiovisual levou posteriormente cinema ao ar livre às freguesias de Coja, onde foi exibido no Parque do Prado o hilariante filme “7 Pecados Rurais”, S. Martinho da Cortiça, com a exibição do filme “Atrás das Nuvens” e a encerrar a sua passagem pelo concelho, foi exibido o filme “A Bela e o Paparazzo” na Portela da Cerdeira.