Serviços de Ação Social estão onde é mais preciso através de ação junto das populações mais isoladas do concelho

Dando continuidade ao trabalho iniciado pelo CLDS 3G, o Município de Arganil, através do seu gabinete de ação social, tem vindo a desenvolver o projeto “Estar onde é +preciso”, numa parceria com a GNR de Arganil e com a Unidade de Cuidados à Comunidade do Centro de saúde de Arganil.

Este projeto, que tem como objetivo principal combater o isolamento das pessoas mais idosas do concelho de Arganil, procura perceber junto destas quais as suas principais necessidades, encaminhando-as posteriormente para as respostas mais adequadas ao mesmo tempo que as alerta para os perigos inerentes ao próprio isolamento. Os trabalhos tiveram início na freguesia de Celavisa e decorrem durante o mês de fevereiro na freguesia de Pombeiro da Beira.

Ainda neste âmbito e integrado numa ação desenvolvida pela Associação Juvenil Cume, numa articulação com o Município de Arganil, através do gabinete de ação social, com o CLDS4G e União das Freguesias de Cepos e Teixeira, foi desenvolvida junto da população idosa e pessoas com incapacidades em situação de isolamento geográfico social, a iniciativa “Tea Time”, com o objetivo de promover ações de voluntariado jovem. Juntaram-se a esta iniciativa o Vereador da Acção Social, Luís Almeida, o Presidente da União de Freguesias de Cepos e Teixeira, José Costa e o Vice-presidente do Centro Social da Freguesia de Cepos, António Almeida.

Esta ação revelou-se um importante momento de confraternização intergeracional, através da qual a população das localidades de Casal Novo, Relvas, Teixeira e Água D’Alte, retribuiu com momentos de afeto, alegria e partilha das suas vivências.