Sessões promovidas pela Câmara ajudam a compreender Coronavírus

A Câmara Municipal de Arganil promoveu uma sessão de esclarecimento sobre o Covid-19, esta segunda-feira, 9 de março, no auditório da Biblioteca Municipal Miguel Torga, dirigida às juntas de freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social e Misericórdias do concelho, Bombeiros, GNR, Agrupamento de Escolas e outros agentes públicos.

Para esta terça-feira, 10 de março, o Município de Arganil tem agendadas mais duas ações de sensibilização e esclarecimento, dirigidas, desta feita, aos colaboradores da autarquia.

Conduzida pelo Delegado de Saúde Coordenador do ACES Pinhal Interior Norte, António Queimadela Baptista, as sessões destinam-se a prestar informações e esclarecimentos sobre orientações e procedimentos relacionados com a prevenção, controlo e vigilância do Coronavírus, direcionadas para os representantes e responsáveis das entidades e instituições que prestam serviços e atendimento público às pessoas.

Começando por explicar que os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar infeções, sobretudo associadas ao sistema respiratório, e que se transmitem por via respiratória e contacto direto com secreções infetadas, Queimadela Batista apontou algumas das práticas de higiene recomendadas para proteger contra a infeção e propagação do Covid-19.

É importante, sublinhou, ficar em casa se estiver doente (com tosse, febre e dificuldades respiratórias), cumprindo o isolamento profilático, e procurar aconselhamento e cuidados médicos, contactando a Linha Saúde 24 (800 24 24 24), seguindo as respetivas indicações e aguardar pelo encaminhamento da situação.

Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, realçou a importância das sessões de esclarecimento e sensibilização junto dos responsáveis e representantes de entidades e instituições públicas do concelho, por se tratarem de serviços e locais de atendimento e contacto direto com o público. “Temos a responsabilidade de proteger a saúde dos nossos munícipes, e parte desse trabalho passa pela divulgação de informação clara e generalizada sobre as atitudes que se devem tomar, quer para efeitos de prevenção, quer para efeitos de reporte às autoridades de saúde, em caso de sintomas”.