SIT Flexi amplia a mobilidade no concelho de Arganil

O projeto piloto da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, SIT Flexi, uma experiência de transporte flexível a pedido, arranca no concelho de Arganil no dia 16 de agosto e vem alargar a rede de transportes públicos de passageiros aos lugares que até agora não encontravam resposta na oferta existente.

Ir à farmácia, ao mercado ou tratar de assuntos diversos na sede do concelho passa assim a ser mais fácil, confortável e económico, bastando, para isso, desencadear a viagem, através de uma chamada gratuita para o número de telefone 800 200 201, até às 15 horas, do dia anterior à deslocação.

O serviço assemelha-se ao transporte em táxi, por carecer da respetiva reserva e sem a qual não se realiza, contando contudo com circuitos e paragens, previamente definidos com base em critérios de elegibilidade das aldeias.

As rotas pensadas para o território de Arganil incluem lugares das freguesias de Arganil, Piódão, Pomares e Cerdeira e Moura da Serra, e realizam-se duas vezes por dia (ida/volta), com uma periodicidade de duas a três vezes por semana. Consoante as aldeias, a solução pode passar pela ligação à paragem da rede de transportes públicos de passageiros mais próxima ou pela ligação direta à vila de Arganil.

Com a operacionalização deste projeto, acolhido e financiado em parte pelo Município de Arganil, dá-se assim um importante passo no que à mobilidade dos arganilenses diz respeito, encurtando distâncias num território particularmente extenso e impulsionando o acesso igualitário da população a formas de transporte eficientes e amigas do ambiente.

Consulte as rotas aqui.