Teste de carga com voluntários assinalou inauguração da nova ponte de Foz d’Égua
Mais de meia centena de pessoas responderam ao apelo do Município de Arganil e participaram, esta terça-feira, no teste de carga simbólico da nova ponte pedonal suspensa de Foz d’Égua, que marcou a inauguração oficial desta infraestrutura tão aguardada.
Com 58 metros de extensão e uma altura máxima de 20 metros sobre o vale, a nova ponte reforça a ligação entre margens, oferecendo a todos os que visitam este recanto da freguesia do Piódão uma perspetiva renovada sobre um dos mais icónicos postais turísticos da região.
A nova estrutura, que representa um investimento de 150 mil euros, veio substituir a antiga ponte interditada, mantendo o estilo rústico que caracteriza a paisagem de Foz d’Égua. Envolvida pelas ribeiras de Piódão e Chãs d’Égua e pela emblemática ponte de pedra, a zona balnear ganha assim uma nova dimensão, reforçando o encanto e valorizando ainda mais a oferta natural deste lugar único.
Antes deste ensaio simbólico, foram realizados todos os testes técnicos de segurança previstos no projeto por profissionais especializados, que confirmaram a estabilidade e segurança da ponte. O teste de hoje, acompanhado por técnicos do Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade –, teve sobretudo um caráter demonstrativo, assinalando simbolicamente a inauguração.
O Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, explicou que “a nova ponte foi dimensionada de acordo com todos os critérios técnicos e foi sujeita aos necessários testes de segurança”. Destacou ainda que “por se tratar de uma ponte suspensa, é naturalmente flexível, e este ensaio teve apenas um caráter simbólico, para testar o seu comportamento com a presença de pessoas”.
Po recomendação técnica, a lotação máxima deve ser de 12 pessoas em simultâneo, não por questões de resistência da estrutura, mas para garantir um comportamento adequado da ponte, salvaguardando a segurança e o conforto de todos.
“Esta ponte faz parte da imagem icónica de Foz d’Égua, que é já um postal turístico conhecido em todo o mundo”, referiu ainda Luís Paulo Costa, acrescentando que “a novidade é que, com esta nova ponte, podemos usufruir ainda mais deste espaço, ter uma perspetiva diferente da zona balnear e captar imagens únicas, trazendo assim um contributo acrescido para a projeção desta aldeia tão especial”.
Recorde-se que a zona balnear foi também recentemente requalificada, beneficiando de um investimento de 110 mil euros que permitiu melhorar e reforçar as condições de acessibilidade, conforto e segurança para todos os que usufruem deste espaço.